Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Versículos do dia: A conversão de Saulo (Paulo)


E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
Atos9:4

E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado
Atos9:18







Lembremos da morte de Estevão, quando Saulo estava presente consentindo e ainda guardando suas vestes, e logo em seguida de como perseguia os cristãos, assolando a igreja (Atos 8:1-3 ).

E quem era Saulo? Vejamos o que ele mesmo diz:
“...porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. -Romanos 11:1
“...circuncidado ao oitavo dia, da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu e filho de hebreus. Quanto à lei, fariseu;Filipenses 3:5
“...Na verdade que sou um homem judeu, cidadão de Tarso, cidade não pouco célebre na Cilícia;...Atos 21:39
“...Homens irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseu;...Atos 23:6
“...que vivi segundo a seita mais rigorosa da nossa religião, isto é, como fariseu.Atos 26:5

“...Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade, instruí-me aos pés de Gamaliel, em toda a observância da lei de nossos pais, partidário entusiasta da causa de Deus como todos vós também o sois no dia de hoje. Eu persegui de morte essa doutrina, prendendo e metendo em cárceres homens e mulheres.Atos 22:3,4

“ ...a nós que somos cidadãos romanos,...Atos 16:37

Pois sim Saulo, que também usava o nome latino de Paulus, tinha dupla cidadania, nascido em Tarso da Cilicia, Turquia, e com cidadania reconhecida em Roma, mas filho de hebreus, viveu em Jerusalém como fariseu e fora instruído junto ao mais respeitado doutor na lei da época, Gamaliel, o ancião neto de Hilel o preeminente mestre judeu; devia sim ser de família muito rica para poder estudar que naquela época era privilégio somente dos mais ricos da sociedade, e ainda manter-lhe cidadania romana.
Atentemos que embora Lucas em Atos não mencione mais suas perseguições, mas ele as declara depois como muito intensas antes de partir para Damasco; era judeu, fariseu, com muito estudo das Escrituras Sagradas, religioso fervoroso.

“ E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.
E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.
E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.
Atos9:1-9

Dá para imaginar o que fora para Saulo aquele momento? A princípio estava ali sem poder olhar para a reluzente luz que transmitida, que o rodeava, não tinha como virar o rosto para lado nenhum, estava totalmente envolvo, e caiu em terra. Talvez tivesse pensado que estava tendo uma revelação de Deus confirmando-lhe então o que estava disposto a fazer. Mas não, era um encontro com Jesus, que para ele era apenas um homem rebelde morto, e estava ali a ouvir sua voz, e lhe indagas porque lhe perseguia.
Um judeu totalmente convicto por sua crença e pelos estudos que tinha de que perseguia os cristãos como uma seita que estava pondo em risco suas tradições e o templo, e de repente lhe é surpreendido a dizer o porque fazia aquilo pelo próprio Jesus. Realmente muito duro para ele não ceder ao que a ele próprio estava acontecendo, uma experiência pessoal, não tinha como negá-la. Tremia todo e espantado, só lhe restava crer, e instantaneamente já reconhece Jesus por Senhor, e lhe fica submisso.
Creio eu que Paulo não era como muitos fariseus que buscavam glória própria que pensavam em seus interesses somente, mas sim tinha uma lealdade ao Deus que cria, por isto fora ali surpreendido por Jesus.
Mas ao levantar depara-se com uma cegueira, e sendo conduzido obedece a Jesus indo para a cidade.
E por três dias ficou sem ver, e neste tempo fez jejum. Imagino que muito, mais muito teve o que refletir neste período, pois uma guinada radical em sua vida, caia por terra suas crenças e tradições, tinha que rever seus conceitos, com todo seu conhecimento das Escrituras teria que enxergá-los de forma diferente. Estava deixando seu passado e não sabia o que lhe reservava o futuro. E assim orava a Deus.
Este é o agir de Deus na vida do pecador que vem a reconhecer Jesus por Salvador, muda sua vida, muda sua história, os elege de criaturas a filhos de Deus, mas é claro que para esta mudança vai ter dias de 'escuridão' que será necessário muito refletir, muita oração, jejuns, muito empenho para se esvaziar de si mesmo e poder então receber ao Espirito Santo.


“ E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.
E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;
E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.
E Deus já tinha tudo preparado, e em visão ordena a Ananias, um discípulo pronto a atender ao chamado, que fosse ao encontro de Saulo para lhe impor as mãos, e ao mesmo tempo da uma visão a Saulo de que um homem chamado Ananias o iria fazer ver novamente.
Atentemos como é o agir do Espirito Santo de Deus, e o quanto os novos discípulos que iam se agregando na igreja tinham de seu poder, pois Ananias teve a visão e ouviu a voz do Senhor. Mesmo assim indaga a Deus, pois conhecia a fama de Saulo,

“E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.
E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.
E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco.
Atos9:13-19


Atentemos que Ananias demonstra seu medo em obedecer a ordem de Deus, que foi totalmente sincero com Deus, no que Deus então lhe acalma e lhe diz de seu propósito. Atentemos ainda que assim Ananias prontamente obedece ao Senhor, mesmo que estive achando estranho, mas confia em Deus, vai e realiza tudo conforme lhe fora ordenado.
Agora atentemos de como é o agir de Deus, totalmente incompreensível a nossos olhos, pois fizera se converter o pior perseguidor da igreja, o escolhera, para colocá-lo em ministério tão importante, que era pregar tanto aos gentios, aos reis e aos filhos de Israel. Pois vejamos assim como ele próprio, Saulo, fizera padecer os cristãos, também padeceria em pregar a Cristo Jesus.
Vejamos que fora por completo a conversão de Saulo, que reconhecendo verdadeiramente que Jesus era Deus, fora batizado e recebera o Espirito Santo. E permaneceu com os discípulos que ali residiam.



E nós revemos nossos conceitos? Verdadeiramente passamos a enxergar toda a Verdade de Deus em Cristo Jesus? ou permanecemos cegos, apegados  em nossas tradições, em coisas do mundo?   

E nós estamos atentos ao mover do Espirito Santo? Conseguimos, e estamos sempre prontos, a ouvir a voz do Senhor? Somos totalmente sinceros com Deus até mesmo para demonstrar insegurança a certos ordenares do Espirito?

Que sejamos sinceros em vez de apenas não dar ouvidos, de não obedecer, que aguardemos o confirmar de Deus nos acalmando, pois sim que tudo tem seu propósito em Deus. Então que prontamente obedeçamos Seu mandar.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.