Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 2 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Salvação também para os gentios- Uma Nova Aliança



E ouviram os apóstolos, e os irmãos que estavam na Judéia, que também os gentios tinham recebido a palavra de Deus.
Atos11:1

E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.
Atos11:18







Tendo Pedro estado com Cornélio quando o Espirito Santo desce sobre os gentios, voltando a Jerusalém fora reprovado pelos demais apóstolos,

E ouviram os apóstolos, e os irmãos que estavam na Judéia, que também os gentios tinham recebido a palavra de Deus.
E, subindo Pedro a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão,
Dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos, e comeste com eles.

Atentemos o quanto é difícil deixar a lei, as tradições, mesmo os apóstolos que andaram com Jesus não tinham entendido direito as Boas Novas da Salvação para todos os povos, para todas as nações, pois na verdade Jesus sim tivera vindo a princípio para os judeus, para o povo de Deus, no entanto seu sacrifício na cruz do calvário fora para todos quantos crerem, independentemente de raça, e lá no princípio Deus, através do Espirito Santo, vinha lhes confirmando esta mudança para a salvação do homem, uma nova e eterna aliança entre Deus, pois a aliança que tinham anteriormente fora totalmente corrompida pelo homem, portanto não fazia mais sentido a circuncisão que tinham como sinal da aliança ( Gênesis 17:9-14) , e que já não havia mais separação entre os povos, mas o povo de Deus, passaria ser todos aqueles que cressem em Cristo Jesus, formando um só corpo.
E pelo mover do Espirito Santo, já houvera batizado o etíope, estrangeiro e eunuco, e na confirmação logo em seguida a Cornélio e sua família e amigos íntimos, sim todos gentios, mas os apóstolos ainda tinham certa resistência e estavam a contestar com Pedro que passa a se defender e expor todo o mover do Espirito Santo:

“Mas Pedro começou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo:
Estando eu orando na cidade de Jope, tive, num arrebatamento dos sentidos, uma visão; via um vaso, como um grande lençol que descia do céu e vinha até junto de mim.
E, pondo nele os olhos, considerei, e vi animais da terra, quadrúpedes, e feras, e répteis e aves do céu.
E ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro; mata e come.
Mas eu disse: De maneira nenhuma, Senhor; pois, nunca em minha boca entrou coisa alguma comum ou imunda.
Mas a voz respondeu-me do céu segunda vez: Não chames tu comum ao que Deus purificou.
E sucedeu isto por três vezes; e tudo tornou a recolher-se ao céu.

E Pedro expõe a visão que tivera, pois sim onde Deus mostra claramente que a todos os animais purificava para o sustento do homem, já também lhe tirando um ordenar da lei que totalmente já deturpada pelo homem sendo que não mais necessário sua observância; mas que tinha um significado muito além disto, como vimos na passagem de Cornélio, e assim Pedro lhes explica:

“E eis que, na mesma hora, pararam, junto da casa em que eu estava, três homens que me foram enviados de Cesaréia.
E disse-me o Espírito que fosse com eles, nada duvidando; e também estes seis irmãos foram comigo, e entramos em casa daquele homem;
E contou-nos como vira em pé um anjo em sua casa, e lhe dissera: Envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro,
O qual te dirá palavras com que te salves, tu e toda a tua casa.
E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio.

Atentemos que Lucas nos relata novamente os fatos ocorridos, que Pedro usava em sua defesa perante os demais, pois sim uma forma para que também nós pudéssemos entender que a antiga aliança, a lei, já passada, que tudo já se fizera em uma Nova e Eterna Aliança de Salvação para o homem em Cristo Jesus.

“E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.
Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus?
E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.
Atos11:16-18


Atentemos que Pedro se lembra dos ditos de Jesus quando ressurreto lhes houvera falado ( Atos 1: 5) , vejamos que Lucas fala a princípio dos circuncisos( aliança para com Deus) e incircuncisos (gentios), e Pedro está a falar da Nova e eterna Aliança em Cristo Jesus,em seu sangue derramado na cruz,  e vem lembrar do batismo tanto o de João quanto do Espirito Santo, pois sim a forma de agora declararmos que fazemos parte da Nova Aliança, não mais a circuncisão.
E lá na casa de Cornélio viera o Espirito Santo sobre todos, a confirmação de Deus de que houvera purificação para todos os povos no sangue de Jesus, e Pedro continua a dizer de como não batizá-los então na água se já tinham recebido o batismo no Espirito, quando então todos passam a entender o agir de Deus e se apazíguam e glorificam a Deus pela salvação no arrependimento por parte dos gentios também.

E nós quando em dúvidas quanto a lei, tradições, rituais, nos deixamos ser orientados pelo Espirito Santo de Deus? Vamos conferir no Evangelho qual a posição de Jesus, entendemos sua doutrina, que deixada pelos apóstolos que diretamente com Ele aprenderam? Estamos realmente vivendo a Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus?

Entendemos realmente que Deus não faz acepções de pessoas? Que seu Santo Espirito é sobre todos que crerem e aceitarem a Salvação em Cristo Jesus?



Nós somos judeus por natureza, e não pecadores dentre os gentios.
Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.
Gálatas 2:15,16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.