Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 16 de setembro de 2017

Versículos do dia: A figueira estéril


E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?
Lucas13:7


“E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.
Mateus3:10







Jesus estava falando a multidão quanto a serem todos pecadores e a necessidade de arrependimento, como vimos na postagem de ontem.
E logo em seguida a estes dizeres Jesus lhes ensina através de uma parábola:


“E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando;
E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?
E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque;
E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar.
Lucas13:6-9

Aqui Jesus nos fala das misericórdias e longanimidade de Deus para com o homem, pois sim já mais de dois mil anos que Jesus consumou a salvação da humanidade na cruz do calvário, e ainda estamos aqui.
Deus procura o fruto do Espirito em nós, para que estejamos então frutificando para o reino dos céus, e estamos nós prontos para a colheita? Ou temos frutos a oferecer?
Lembremos aqui que por muitas vezes nas Escrituras nos é comparado o homem como uma árvore, quer seja a videira, a figueira, a romeira, a oliveira..., Jesus usava muito a figueira, e que em seus ensinamentos nos diz que a árvore que não der frutos será cortada e lançada ao fogo.
Mas Deus é misericordioso e nos dá mais uma oportunidade.

“E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.
Mateus3:10

Porventura há ainda semente no celeiro? Além disso a videira, a figueira, a romeira, a oliveira, não têm dado os seus frutos; mas desde este dia vos abençoarei.
Ageu2:19

A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens.
Joel1:12


Vejamos como Deus é misericordioso, pois aquele povo de Israel não tinham mais o que oferecer a Deus, pois do templo que construíram não aproveitaram da glória que nele descia, enterraram todas as profecias, mas ainda se achavam os melhores! O povo de Deus.
Mesmo assim Deus enviou Jesus, que após seu sacrifício sim derramaria seu Santo Espirito para que tivéssemos um templo interior ,já purificado por Jesus, para sua morada, um templo não construído pelas nossas próprias mãos, mas moldado por Jesus, não que somos alguma coisa impecável para isto, temos nossa natureza humana pecaminosa, ainda nesta terra toda contaminada, mas Deus nos elegeu para assim nos abençoar a partir do dia que nos empenharmos a construir este templo em Jesus!
E quantas vezes em seu ministério Jesus nos diz: 'não tenham medo' , 'tenham animo', 'perseverem' … Pois sim Ele venceu o mundo por nós! Venceu a própria morte!


Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o Senhor fez grandes coisas.
Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força.
E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia.
Joel2:21-23
E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
Joel2:28,29

Imaginemos ainda de quão maravilhosa, quão esplêndida será nossa segunda morada, já com corpos incorruptíveis, revestidos por toda a glória do Senhor!

Ali na parábola dizia quanto ao povo de Israel, mas está dito até a nossa geração nos dias de hoje, a sentença já fora lançada, é vida ou morte, é céu ou inferno, e Deus continua prorrogando a execução.
Atentemos que era uma figueira no campo de vinha, pois sim Jesus veio ao povo de Israel, mas seu sacrifício fora para toda a humanidade que Nele crer, à Ele der ouvidos e obedecer, pois sim fomos enxertados na videira da vida, somos os ramos que devemos frutificar.

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
João15:1,2

Atentemos que aquela figueira tinha um lugar privilegiado na vinha, pois sim Israel era o povo escolhido de Deus, tinham de suas bençãos e cuidados nesta terra, mas o rejeitavam, e queriam fazer de suas próprias forças.
E assim somos nós temos o privilégio de ainda estarmos aqui vivendo, de ter Jesus por Salvador de nossas vidas. Estamos verdadeiramente o aceitando com nosso viver?
Estamos bem cientes que nosso privilégio é tão somente pela Maravilhosa Graça de Deus?

O tempo do arrependimento, o tempo de darmos frutos é o agora, é o hoje, como aquela figueira ali teve o vinhateiro para interceder por ela junto ao seu senhor, nós temos Jesus por nosso advogado perante o Pai, e é Seu próprio Espirito que nos 'cultiva', que intercede por nós.

Somos os sobreviventes de muitas tragédias, pois a terra totalmente contaminada pelo maligno, e como estamos aproveitando este tempo que nos é prorrogado? Sabedores que somos todos iguais perante Deus, e que procura individualmente em nós o fruto, assim como cada um dará conta de si mesmo no dia do juízo. 
Que por nós mesmos não somos nada, ninguém é melhor que ninguém,  que temos que ter o arrependimento, mas que em Cristo Jesus temos vida.

Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.
Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também.
Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.
E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.
Romanos11:18-23

Atentemos que na parábola o destino final da figueira é deixado sem resolução, assim como a Israel, assim como a nós hoje, continuamos aqui pela misericórdia e Graça de Deus, e é neste tempo que temos que podemos frutificar para não sermos cortados, e também neste tempo ainda há misericórdia de Deus para conosco se não estivermos frutificando, que em Cristo Jesus podemos novamente ser enxertados na videira da Vida.
É tempo de arrependimento, é tempo de conversão, é tempo de obediência. Há tempo para frutificar!

Mas em breve, muito breve, Jesus voltará, já não mais como advogado, já não teremos mais o Espirito intercedendo, pois voltará em glória como justo juiz de tudo quanto pregou, o final depende do que estivermos hoje vivendo. Teremos o fruto do Espirito para não sermos cortados e lançados no fogo?

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
Gálatas5:22,23




sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Versículos do dia: A morte dos galileus e a queda da torre de Siloé



Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
Lucas13:5

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
Romanos5:12








Jesus estava falando a multidão sobre os sinais dos tempos, e algumas pessoas ali presente lhes falaram sobre um massacre que Pilatos tinha feito entre os Galileus, que fora no templo quando estavam sacrificando, não dão detalhes, mas diz ter se misturado o sangue dos galileus com os dos animais em sacrifício, da para imaginar tamanha crueldade? .

“E, Naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios.
E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?
Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?
Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
Lucas13:1-5

Atentemos o quanto Jesus é conhecedor dos corações e pensamentos, pois ali sabia o que aqueles estavam querendo dizer, um castigo àqueles galileus por serem mais pecadores que os demais que sobreviveram, pois o povo judeu tinha estes pensamentos diante de tragédias e mortes.
Mas atentemos bem ao que Jesus diz, que se aqueles da multidão toda não se arrependessem padeceria a morte de igual modo.

Citou ainda Jesus sobre o desastre da torre de Siloé, um lugarejo de Jerusalém, se achavam então que os dezoito mortos eram mais pecadores que os demais de Jerusalém? E Jesus responde que não, se não se arrependessem todos de igual modo pereceria a morte.


Lembrando aqui que os de Jerusalém, se achavam melhores que os da Galiléia, tanto em forças, físicas e materiais, quanto a estarem mais purificados diante de Deus, cumprindo a lei (que por eles mesmos já totalmente distorcida, uma aliança com Deus corrompida), mas creio que por isto Jesus coloca também uma tragédia conhecida por todos e passada em Jerusalém, para dar a mesma conclusão.
Atentemos que Jesus coloca todos como pecadores, e assim o somos, e dá a única solução: o arrependimento, para conversão e então salvação,


Atentemos ainda que Jesus fala da morte eterna, a que leva a condenação do inferno, que era o que pregava sempre, sendo seus ensinamentos para uma vida eterna junto a Deus, para um reino celestial.

E, sim também estejamos conscientes que pela maldade do homem masacres sempre ocorrem, assim como catástrofes, acontecem em todos os lugares, e são quase sempre imprevisíveis, e da mesma forma são totalmente imparciais quanto as vítimas, morrem tanto velhos como crianças, justos e injustos, cristãos ou não, por isto a nós que sobrevivemos que não nos achemos melhores do que os que padeceram, e não se deve julgar como a um castigo a pecadores, no entanto como Jesus alertou àqueles ali da multidão, que possam ser alertas para nós as que hoje acontecem no mundo, para que haja uma conscientização de que a morte sim vem, por isso a necessidade urgente do arrependimento e conversão à Jesus para que nos seja garantida a esperança da ressurreição e uma vida eterna no reino dos céus, onde nada mais será de abalo.

No entanto a maior tragédia, catástrofe que pode acontecer ao homem é sim a morte sem Jesus, para uma eternidade de sofrimento e dor.

Não há ninguém melhor ou pior que outro, quer seja em tempestades ou bonança, na riqueza ou na pobreza, na saúde ou doença.... 
O que faz a diferença é sabermos ser pecadores, nos arrependermos sabedores que somente a perdão em Cristo Jesus, Único e Suficiente Salvador. E o tempo de arrependimento é agora, veremos um pouco sobre isto amanhã. 

Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo
Romanos5:17




quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Versículos do dia: Jesus, espada e dissensão?



Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão;
Porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três.
Lucas12:51,52

E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.
Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
Mateus10:36-38








Observemos estes dois textos, nos quais Jesus diz que não veio trazer paz à terra, mas espada, dissenção, até mesmo entre familiares:


“Vim lançar fogo na terra; e que mais quero, se já está aceso?
Importa, porém, que seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha a cumprir-se!
Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão;
Porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três.
O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra.
Lucas12:49-53


“Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;
Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;
E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.
Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.
Mateus10:34-39


Agora lembremo-nos do que Jesus nos disse:

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
João14:27

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João16:33

Pois bem pode parecer que Jesus foi contraditório, mas vamos refletir, no primeiro texto, Jesus antes estava falando a seus discípulos para se acautelarem do fermento dos fariseus, assim como reprovava a avareza, para que não estivessem ansiosos com as necessidades desta vida, pois se buscassem primeiro o reino dos céus as demais coisas lhes seriam acrescentadas, para que estivessem vigilantes quanto a tudo isto.
Pois Jesus nos veio para as Boas Novas da Salvação para uma vida eterna no reino dos céus, e não como esperavam um Messias que lhes resolvesse apenas os problemas terrenos, suas repartições de bens na terra, que os livrasse do cativeiro dos inimigos, pois estavam sob o domínio de Roma, e por Deus lhes havia a terra prometida por nação santa de Deus, mas não prestavam atenção a pregação de Jesus que já não mais para uma terra prometida aqui e sim para uma vida eterna junto a Deus no reino dos céus. Por isto este texto que fala de dissensões.

No segundo texto e não diferente do primeiro, Jesus estava dando instruções de como agir e admoestando seus discípulos, que seriam enviados como ovelhas para o meio de lobos, lhes dava estímulos para pregarem o reino dos céus, mas neste texto lhes falando das dificuldades que seria, que haveria dissensões. 

Pois bem, não há contrariedade quanto a ser paz ou espada, pois nos vinha para uma Paz verdadeira junto a Deus, junto ao Criador que por amor só nos quer o bem, no entanto a terra totalmente contaminada pelo maligno, e o próprio povo escolhido por povo de Deus já contaminados também, pois até a lei de Moisés já totalmente corrompida, sendo pregada pelos principais dos sacerdotes, fariseus e escribas de forma já distorcida, alterada de acordo com interesses próprios deles, portando não aceitavam a pregação de Jesus que lhes tiraria o poder que tinham em terra.
Uma pregação que anunciava um reino dos céus sobre o povo de Deus que já serviam e se enraizaram numa lei distorcida, que tinham outros rituais e costumes por tradição de gerações, portando esta era a dissenção, e até entre as próprias famílias cujos anciãos estavam junto com os sacerdotes, fariseus e escribas.

Atentemos que Ele diz que veio lançar fogo sobre a terra, sim para queimar as maldades entre os homens, também as tradições e lei distorcida, dizendo que este fogo já estava acesso, pois sim queriam os principais dos sacerdotes, anciãos, fariseus e escribas prenderem Jesus para o matar.
Mas Jesus neste ponto lembra os discípulos que importava ser Ele batizado com o que tinha que se cumprir, sua morte na cruz do calvário, o que lhe custava angustia por saber do que passaria, mas o queria cumprido a favor do homem.
Que não tinha vindo para trazer a paz que esperavam, uma falsa paz na terra, com o ser humano já contaminado com uma natureza do mal, implantada pelo pecado, e que assim os convertidos à sua pregação enfrentariam discórdias dentro da própria família com os que não se converteram, e assim muito mais junto a comunidade. Por isto dizia que quem amasse mais o pai, mãe, filho, filha, para continuar em suas tradições, sem amor a Deus e a Ele, que então não seriam dignos Dele. Portanto cada um individualmente deveriam enfrentar tais discórdias, tomar sua própria cruz, e O seguir, dar ouvidos as suas palavras, as guardando e cumprindo-as, e Dele testemunhado com um viver renovado, já voltado ao reino dos céus, confiando plenamente nas promessas que Jesus lhes fazia, e sim teriam a paz interior.
E tudo já previsto antes por profecias,

Não creiais no amigo, nem confieis no vosso guia; daquela que repousa no teu seio, guarda as portas da tua boca.
Porque o filho despreza ao pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa.
Eu, porém, olharei para o Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.
Miquéias7:5-7


Mas atentemos ao que Jesus nos promete, porque sim neste mundo, passaremos por estas lutas, e muitas outras aflições por causa do maligno, mas para termos bom ânimo pois Ele venceu o mundo por nós, venceu a própria morte!
Pois hoje também temos até dentro da própria igreja dissensões; temos também os falsos profetas entre nós, enfrentamos discórdias em nossos lares… temos muitas aflições...
Mas Jesus nos diz para que não fiquemos com medo, pois Ele garante a quem à Ele se achegar e crer e obedecer, que nos dará da Paz verdadeira, a paz interior que nada e ninguém nos rouba, pois Ele já foi embora deste mundo, mas nos deixou seu próprio Espirito Santo a nos consolar, ajudar, guiar para prosseguirmos no Caminho, e que Ele nos dará vitória pois é conosco a todo instante.

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
João14:27

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João16:33


Pois sim a quem tiver Jesus terá a paz interior e com esta Paz verdadeira também conseguira viver em paz no mundo, entre seus entes queridos mesmo que com contradições em fé, que poderá cumprir com 'o ide' e ser por testemunho com os frutos do Espirito para conversão de muitos, que sim poderá viver sem guerra pois entenderá que a luta não é contra a carne e sangue. Lembrando ainda que temos uma luta muito grande em nós mesmos entre a carne e espírito, mas seremos pelo Espirito Santo ajudados a vencer.

“ Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
Gálatas5:22,23

Na terra não há mais paz, mas a vida acontece pelas misericórdias de Deus. E muitos ficam divididos por causa do agir do Espirito Santo, pois sim continua sendo fogo para queimar com idolatrias, heresias.
Há muitas diferenças entre os que servem ao Senhor e os que não servem, e isto desde a igreja primitiva, muitos os que já foram perseguidos e até mortos por causa do Nome de Cristo, para que a palavra da verdade fosse divulgada, e ainda em muitos lugares do mundo existem as perseguições e mortes, até mesmo guerras intituladas guerras santas.

Temos que estar vigilantes e bem revestidos com a Palavra e o Espirito Santo, e como já dito é loucura a pregação do Reino de Deus, a Salvação somente em Cristo Jesus traz divisões sim, temos que nos posicionar, continuarmos convictos em professar nossa fé confiantes que em Cristo Jesus temos vitória.


Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
1Coríntios 1:23


Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
1Coríntios 2:14

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Versículos do dia: Avareza


E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
Lucas12:15

Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói.
Lucas12:33








Estando Jesus ensinando, um homem dentre a multidão lhe pede para se impor ao seu irmão para lhe repartir a herança:

“ E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.
Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?
E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
Atentemos que Jesus lhe nega o pedido por não ser juiz ou repartidor de bens entre os homens na terra, no entanto aproveita a oportunidade para lhes falar e repreender quanto a avareza, aos que se apegam ao dinheiro para o acumular, faltando até com generosidade ao próximo.
Jesus diz para nos acautelar e guardar da avareza porque nossa vida não consiste na abundância de nossos bens.
E ainda nos conta uma parábola:

“E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
Lucas12:16-21


Atentemos que o homem rico estava até se preocupando de como recolher tudo quanto produzira, não pensou em repartir, muito menos dava graças por sua abundância, mas se ocupava em planejar de como guardaria tudo para si, e então com todos seus bens poderia sua alma descansar por muitos anos, pois ele teria suprimento necessário para viver folgado, pensava tão somente em si mesmo e em sua vida terrena, e achava que com seus bens poderia viver muito. Quanto engano!
Mas atentemos bem que Deus diz que aquele era louco, sim pois naquela mesma noite morreria, e tudo quanto acumulou com ganância para quem seria? Mas atentemos bem que diz que pedirão a alma daquele homem e não que Deus o levaria, pois a sua avareza e ganância o tinham afastado de Deus.

Jesus nos veio pregar e nos preparar para o reino dos céus, com vida eterna em abundância aos cuidados de Deus, e já nos garantia que mesmo ainda aqui nesta vida teríamos o necessário para vivermos bem desde que já vivêssemos voltados ao reino dos céus que já sobre nós. Que Não precisamos sequer nos preocupar com o que comer e vestir, que não devemos ficar inquietos com bens terrenos, logo muito menos que tenhamos ganância em acumular bens, como vimos acima na parábola, pois nos torna avarentos e leva muitos a descumprirem o mandamento da amar ao próximo.
Que devemos primeiramente buscar o reino de Deus, e as demais coisas nos serão acrescentadas, e que maior riqueza podemos ansiar acima do que nos é reservado no reino do céu? Onde devemos sim acumular nosso tesouro, onde a traça não rói e nada e ninguém pode nos roubar, onde deve estar nosso coração.

“Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.
Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói.
Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.
Lucas12:31-34

Sim, Jesus condena a avareza, o apego sórdido ao dinheiro para o acumular, o que Deus sempre desaprovou no homem, como podemos ver em muitos relatos no velho testamento, sendo a avareza uma iniquidade.

“Pela iniqüidade da sua avareza me indignei, e o feri; escondi-me, e indignei-me; contudo, rebelde, seguiu o caminho do seu coração.
Isaías57:17

O que é nossa vida nesta terra? Quanto tempo temos ainda aqui? Será que devemos nos preocupar com bens terrenos, ou devemos viver da esperança do por vir, uma vida eterna no reino dos céus.
E sim Jesus voltará, e como vai nos encontrar? Que estejamos sempre vigilantes, vivendo uma vida de acordo com a vontade de Deus, e sem avareza, pois não sabemos quando vai nos levar, ou quando nos virá Jesus em glória.

“Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias.
E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe.
Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.
E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos.
Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa.
Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais.
Lucas12:35-40


“E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.
Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra.
Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.
Lucas21:34-36

Atentemos que a avareza, o apego sórdido ao dinheiro, a falta de generosidade, nos afasta de Deus pelo não cumprimento aos principais mandamentos de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo. Pois sim Deus é conosco e não nos desampara, desde que estejamos debaixo de sua graça salvadora.

“Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.
Hebreus13:5,6


E a avareza é contada como iniquidade, como impureza do coração do homem que o contamina.

“Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios,
Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.
Marcos7:21-23


É com a avareza que estão contaminados os falsos profetas, e os que querem fazer dissensões nas igrejas, que estejamos vigilantes.

“E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
2Pedro 2:3

“Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição;
2Pedro 2:14

“Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
1Coríntios 5:11

Os tempos modernos fazem cada vez mais pessoas avarentas, amantes de si próprias.
Que estejamos vigilantes pois a avareza ainda é uma idolatria, amar mais ao dinheiro do que a Deus, do que ao próximo, nos afasta de Deus, não nos faz herdeiros em Cristo Jesus ao reino dos céus.

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
2Timóteo 3:1,2

“Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
Efésios5:5

“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?
Mateus16:26



terça-feira, 12 de setembro de 2017

Versículos do dia: Ai dos 'fariseus' e 'doutores da lei'


Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras.
Lucas11:42

E ele lhe disse: Ai de vós também, doutores da lei, que carregais os homens com cargas difíceis de transportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais essas cargas.
Lucas11:46









Estava Jesus ensinando, acabado de falar da parábola da candeia quando um fariseu o convida para jantar:

“E, estando ele ainda falando, rogou-lhe um fariseu que fosse jantar com ele; e, entrando, assentou-se à mesa.
Mas o fariseu admirou-se, vendo que não se lavara antes de jantar.
E o Senhor lhe disse: Agora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade.
Loucos! Quem fez o exterior não fez também o interior?
Antes dai esmola do que tiverdes, e eis que tudo vos será limpo.
Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras.
Ai de vós, fariseus, que amais os primeiros assentos nas sinagogas, e as saudações nas praças.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! que sois como as sepulturas que não aparecem, e os homens que sobre elas andam não o sabem.
Lucas11:37-44

Os fariseus, que eram um dos principais grupos religiosos judaicos nos tempos de Jesus, muito rigorosos na lei de Moisés, no entanto tinham agregado a lei muitos ritos e costumes que lhes eram por tradição, entre eles o de se lavar antes da refeição em sinal de purificação, mas Jesus ao perceber a admiração daquele, por Ele não ter se lavado, faz uma comparação daqueles com seus utensílios, que tinham sempre limpos, dizendo que por fora eles procuravam se mostrar limpos e cumpridores da lei, mas que interiormente eram cheios de maldades, que viviam de extorsões, os chamando de loucos por não serem cumpridores de toda a lei de Deus não exercendo o amor ao próximo, que se preocupavam com o que era visto pelos demais, com coisas materiais, procurando então dizimar até das mínimas coisas mas desprezando o juízo, a justiça, e o amor de Deus. Que necessário era fazer ambas as coisas e por amor a Deus e não para serem vistos pelo homem, para ocuparem os primeiros lugares nas reuniões e serem reconhecidos nas praças. Os comparando até com sepulturas camufladas no chão e pisadas por todos, ou seja procuravam mostrar um exterior limpo e santo quando na verdade por dentro tinham só podridão.

Nisto um escriba entre eles, pois eram associados aos costumes dos fariseus, os chamados 'doutores na lei' por reproduzirem a mão textos bíblicos a serem cumpridos pela comunidade, se sentiu ofendido com as palavras de Jesus, mas atentemos bem ao que lhe é dito por Jesus:


“E respondendo um dos doutores da lei, disse-lhe: Mestre, quando dizes isso, também nos afrontas a nós.
E ele lhe disse: Ai de vós também, doutores da lei, que carregais os homens com cargas difíceis de transportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais essas cargas.
Ai de vós que edificais os sepulcros dos profetas, e vossos pais os mataram.
Bem testificais, pois, que consentis nas obras de vossos pais; porque eles os mataram, e vós edificais os seus sepulcros.
Por isso diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns, e perseguirão outros;
Para que desta geração seja requerido o sangue de todos os profetas que, desde a fundação do mundo, foi derramado;
Desde o sangue de Abel, até ao sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o templo; assim, vos digo, será requerido desta geração.
Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam.
Lucas11:45-52


Atentemos que Jesus diz que “ai daqueles” que impunha a lei já carregada de ritos e costumes de acordo com seus interesses, mas que eles próprios não a cumpriam. Que passavam por cima, enterravam a Palavra da profecia de Deus dada pelos profetas, que foram mortos e perseguidos pelas mãos de seus antecedentes também descrentes, e o que o faziam até aquela geração. Tudo já predito antes por Deus, para que não houvesse reclamação quando cobrados do sangue te todos aqueles a quem Deus mandou.
Que ai deles que da ciência e interesse humano tinham fechado os meios que Deus mandava para se reconciliarem com Ele, não seguindo pelos caminhos mostrados e nem deixando que outros os tomassem.

E mais de dois mil anos se passaram depois de Deus ter derramado de suas misericórdias sobre o homem, nos agraciando com Sua Maravilhosa Graça Redentora em Cristo Jesus, que a si mesmo se entregou na cruz por nós, mas fora ressuscitado, vivendo e reinando sobre nós eternamente.
E mesmo depois de tanto tempo a palavra ali dita por Jesus continua viva e eficaz para esta geração de hoje, pois aqueles grupos de fariseus e os escribas foram extintos, mas quantos são os que da mesma forma agem hoje em dia. Que agregam coisas materiais como ritual em culto, que não pregam um evangelho genuíno como Jesus o ensinou, tirando-lhe e acrescendo coisas de acordo com interesses próprios.

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
Hebreus4:12,13

Pois sim a mesma palavra Jesus nos diz hoje: “Ai dos que agem desta forma!”

E eu digo por mim: -ai de mim se não for Jesus em minha vida! Não sou parte de lideranças em igreja, nem tenho formação em teologia, muito menos me acho entendida no assunto, não podendo ser comparada com fariseu ou 'doutor na lei', mas só pelo fato de compartilhar de minhas leituras bíblicas com comentários e anotações ou de minha fé pessoal professar, e tendo temor à Palavra de Deus, já me é grande a responsabilidade, e peço diariamente por suas misericórdias para que não fale nada de mim mesma, mas que seja direcionada tão somente pelo Espirito Santo, pois eu sou mera pecadora por natureza, cheia de falhas, tenho vícios, costumes em que vivo… e digo sim: - ai de mim se não for Jesus na minha vida! Se não for pelas misericórdias, redenção e graça de Deus!
Por isso já expressei aqui diversas vezes e volto a dizer, façam sua própria meditação na Presença do Espirito Santo de Deus, e que de tudo quanto aqui lê confira com as Escrituras Sagradas. E ainda peço façam seus comentários para edificação.

E sim Jesus hoje nos diz as mesmas palavras, e quantos são entre nós como 'os fariseus' e 'os escribas' , e Jesus continua dizendo: Ai destes!
Pois sim o Caminho é apertado e a Porta é estreita, mas Jesus é por nós.
 Mais quantas heresias estão no meio do povo de Deus.
Que meditemos nas passagens que descrevi acima.

E como fora escrito aos hebreus, que estejamos conscientes que sim a palavra é viva e eficaz, e tudo é patente diante daquEle a quem teremos que prestar contas. Pois Jesus conhece até as intenções de nosso coração, adentra nossa alma até os mais íntimos desejos.

E o último profeta na lei foi João Batista, agora quem Deus enviou e quem nos fala é Jesus, Ele a Palavra de Deus. E pelo próprio Deus fora dito que à Ele que temos que dar ouvidos (Mateus 17:5, Marcos9:7, Lucas 9:35, 2Pedro1:17).
Jesus é O Caminho, a Verdade e a Vida!
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João14:6

Mas atentemos bem,  a nova aliança está em Cristo Jesus, é somente através do evangelho genuíno pregado por Ele, tão somente em seus ensinamentos dos quais temos grandes testemunhos registrados no Novo Testamento por parte dos discípulos e apóstolos. Sem nada acrescer ou tirar como alguns tem feito enterrando assim a Maravilhosa Graça de Deus, como os daquela época que matavam os profetas de Deus.

Lembrando também que como disse Paulo que “ a letra mata e o espirito vivifica” , pois sim quem nos confirmará da Palavra é o próprio Espirito Santo de Deus em nós, à Ele devemos clamar por discernimento.


“Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,
O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
2Coríntios 3:5,6



“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.