Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 11 de novembro de 2017

Versículos do dia: A cura de um coxo de nascença- Pedro prega no templo



E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.
Atos 3:6-7

Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades.
Atos 3:26







Pedro e João andavam juntos e iam ao templo orar:

“E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.
E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.
E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.
E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;
E conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera
Atos 3: 1-10 .

Atentemos que aquele homem na porta do templo era aleijado de nascença, não andava, pois o puseram ali, e ficava pedindo esmolas todos os dias; e pedindo a Pedro e João recebe uma resposta, o que devia ser muito raro, pois ou davam esmolas ou passavam, mas Pedro lhe pede que olhasse para eles, e assim fez aquele esperando por sua esmola.
Atentemos bem que Pedro e João não tinham consigo nada em dinheiro, nem mesmo um tanto para esmola, pois não retinham para eles nada do que era ofertado pelos agregados na igreja. No entanto, tinham algo muito mais valioso que dinheiro, tinham o Poder de realizar sinais e prodígios que lhes fora entregue por Jesus. E neste Poder disse Pedro “Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.”
E hoje os lideres de igrejas como tem utilizado das ofertas no altar? Na obra de Deus tão somente? Entendamos que fora assim que a igreja cresceu para o reino dos céus e não para prosperidade de seus lideres.
Agora atentemos que grande maravilha, aquele que sequer sabia andar, pois coxo de nascença, deu um salto e passou a andar e saltar.
Agora atentemos bem que poderia ele ter ido a qualquer lugar sozinho, pois já andava, no entanto acompanha Pedro e João, louvando a Deus.
E nós quando recebemos uma benção vamos logo desfrutar dela ou primeiramente damos louvores a Deus como aquele fizera?
E o povo ali presente se maravilharam, pasmados e assombrados.
De tão atônito que ficou o povo se divulgando tal notícia, começaram então se juntar a Pedro e João, onde Pedro inicia um discurso:

“E, apegando-se o coxo, que fora curado, a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao alpendre chamado de Salomão.
E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?
O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.
Mas vós negastes o Santo e o Justo, e pedistes que se vos desse um homem homicida.
E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.
E pela fé no seu nome fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; sim, a fé que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.
Atos 3: 11-16

E Pedro lhes prega sobre o Poder que há em o Nome de Jesus, sim o mesmo Jesus que aquele povo desprezou, humilhou e pediu sua morte de cruz e que fosse lhes solto um criminoso (mt 27:15-26, Mc 15: 6-15; Lc 23:15-25, Jo 19:9-16).
Atentemos bem que diz não ter sido eles, por suas próprias virtudes ou santidade, a efetuar aquela cura, mas sim o próprio Jesus que eles condenaram, sim o Príncipe da Vida, pois houvera vencido a morte e ressuscitado, e que pela fé que tinham no nome de Jesus Vivo que aquele coxo andara, atentemos que nem da fé que tinha se vangloriava, mas dizia que sim vinda do próprio Jesus, testemunhando assim de Jesus.
E nosso viver tem testemunhado de Jesus Vivo conosco? Ou a qualquer dom que tenhamos nos esquecemos que é pelo Nome Santo de Jesus e não por nossa própria capacitação que os realizamos; para quem tem sido dado honras e glórias?
Atentemos ainda de como Pedro continua seu discurso:

“ E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos príncipes.
Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer.
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,
E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado.
O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.
Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo.
Sim, e todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também predisseram estes dias.
Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.
Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades.
Atos 3: 17-26 .

Pedro começa a pregar o arrependimento e conversão àquele povo, que assim seriam apagados seus pecados, que teriam refrigério em Jesus, anunciando um Jesus Bom e perdoador, e isso ele falava com muita autonomia, pois ele próprio havia negado Jesus e Este lhe perdoou. E como sempre fazia lhes cita as Escrituras onde Moisés previa a vinda de Jesus, que deixaria Sua Palavra a ser proferida ( Dt 18:15-22).
Sim agora as profecias todas têm que ser fundamentadas no que Jesus já deixou dito, e em tudo quanto os profetas na antiguidade já previram para este tempo, inclusive já nos revelara até o Apocalipse. E na Palavra de Jesus já está tudo encerrado, salvação aos que crerem e condenação aos que não crerem (Mc 16:16).
E ali Pedro profetizava sobre a vida daquele povo de acordo com a Palavra. E citando novamente as Escrituras lhes diz serem filhos dos profetas, descendência de Abraão, na qual seria bendita todas as famílias na terra (Gn 22: 18). Voltando a dar testemunho de Jesus ressuscitado, no qual somente poderiam se apartar de suas maldades, pois viera primeiramente a eles.

Atentemos que Pedro com a unção do Espirito Santo, fala com toda intrepidez, sem medos por estar dentro do templo e poder ser punido, mas verdadeiramente assumira seu ministério.
E nós estamos assumindo nosso ministério?



sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Versículos do dia: O princípio da igreja




E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, -
Atos 2:46

Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.
Atos 4: 34










Depois do Pentecostes, todos os novos convertidos perseveravam na doutrina em companhia dos apóstolos:

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
Atos 2: 42-

Atentemos que todos se reuniam, estando em harmonia com uniformidade de ideias, todos de acordo em reunirem-se, inclusive no partir do pão em memória de Jesus, e em orações; sim já a igreja de Cristo, na doutrina que os apóstolos pessoalmente aprenderam com Jesus e ali lhes passavam.
Atentemos ainda que em toda alma havia temor, entendamos aqui que este temor no texto não significa medo, mas sim um sentimento respeitoso, um zelo pela Palavra de Deus. Eram pessoas tementes a Deus, ou seja que tinham amor a Deus e o reconheciam e criam como Deus Criador de todas as coisas, e em Jesus Seu Filho amado, o Salvador, assim lhes tinham temor, pois sabiam que Deus era Bom, que muito já houvera feito por seus antepassados, por eles próprios e que ainda o faria, por isto o temor a Deus. Entendamos muito bem estavam ali por amor, por respeito e não por medo, e assim eram pontuais e zelosos em suas reuniões.
O temor a Deus muito é descrito nas Escrituras Sagradas, e considerado como princípio da sabedoria Divina, como um aconchego a Deus, uma confiança em Deus, um refúgio em Sua Fortaleza com certeza de que será bem cuidado por Deus. É o reconhecer Deus por Senhor e consequentemente sim o obedecer e o servir e com prazer.

O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.
Provérbios 15:33
E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.
Jó 28:28
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.
Provérbios 9:10
Deu mantimento aos que o temem; lembrar-se-á sempre da sua aliança.
Salmos 111:5
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.
Salmos 111:10

O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.
Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.
Temei ao Senhor, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem.
Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao Senhor bem nenhum faltará.
Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor.
Salmos 34:7-11


E aqueles que se converteram no Pentecostes e os que iam se convertendo desde então, permaneciam juntos, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

“E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
Atos 2:42-47


Atentemos bem, que quem tinha posse até vendiam suas propriedades e bens para manter então tal obra de Deus de acordo com a necessidade que tinham, repartindo entre todos, pois creio que aqueles passaram a ser discriminados e perseguidos pelos escribas e fariseus, e se ajudavam mutuamente para se manterem, para suprir suas necessidades e permanecerem juntos.
Entendamos bem que faziam por amor, se reuniam por amor, não eram obrigados e forçados em nada, apenas davam ouvidos e viviam de acordo com os ensinamentos de Jesus, procurando fazer de acordo para o reino dos céus.
Atentemos que permaneciam assim todos de igual modo, e se reuniam todos os dias, sim diariamente, no templo, e ainda comiam juntos em casa, tudo com simplicidade, com pureza de coração, e com alegria reinando entre eles louvavam a Deus, o que os faziam serem diferentes sendo bem vistos pelo povo que se interessavam então de se achegar a Deus. E assim Deus acrescentava todos os dias novos convertidos à igreja.


E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.
E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
Atos 4:32-35


E mesmo que houvesse repressão por parte dos principais dos sacerdotes, por parte dos escribas e fariseus, a igreja de Cristo ia crescendo dia a dia, como Jesus houvera pedido:
E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
João 17:20-23

Sim viviam como um único corpo, no qual Jesus era por cabeça, sim somente na doutrina de Jesus, e tudo o que possuíam era em comum, uma multidão vivendo todos do mesmo modo:

“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
1 Coríntios 12:12-14
Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
1 Coríntios 12:20
Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
1 Coríntios 12:25-27


E os apóstolos davam grande testemunho da ressurreição de Jesus e Seu Poder; afirmando isto Lucas quer nos dizer que sim eles realizavam curas, expulsavam demônios, faziam sinais e prodígios em o Nome de Jesus.
E atentemos bem o que lhes era dado por Jesus: abundante graça, sim fartura em favor de Deus em seu perdão, em alegria, em cuidados, em dom sobrenatural que os dispunham em abundante vontade de fazer o bem, em benevolência, bondade, amor.
E atentemos ainda que entre eles não havia quem passasse necessidades, porque quem tinha bens os vendia e davam o dinheiro aos apóstolos que repartiam por todos de acordo com a necessidade de cada um.

Deu para entender direito? Ninguém era obrigado, forçado a fazer nada, todos estavam ali em temor, por amor a Deus, por amor a Jesus, e em sua doutrina que se espelhavam, lembremos um pouco dos ensinamentos de Jesus:

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
Mateus 19:21 ( Marcos 10:21) (Lucas 18:22)

Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.
Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói.
Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.
Lucas 12:31-34


Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Mateus 6:19-21


Pois todos aqueles convertidos a Jesus, que viviam como em um único corpo, criam plenamente na pregação de Jesus quanto ao reino dos céus, tinham esta confirmação pelo Santo Espirito de Deus, e assim colocavam o Evangelho de Jesus em prática em seu dia a dia, em seu modo de viver. Esta a igreja primitiva….

E nós hoje como igreja seguimos ainda a mesma doutrina? Claro que não é mesmo? Mas lembremos que por causa daquela disposição que tinham em assim viver naquela época, bem como no modo de vida de muitos que vieram após eles, que investiam no reino dos céus, que deram a própria vida pelo Evangelho, é que a igreja de Cristo sobrevive até os dias de hoje, muitos lutaram e viveram para sustentar a igreja, tanto espiritualmente quanto materialmente, pois sim senão não teria sobrevivido. E tudo pelo constante mover do Espirito Santo.
E Hoje estamos nós nos reunindo em temor? Estamos vivendo como em um único corpo? Estamos preocupados em sustentar a igreja? Como anda nossos dízimos e ofertas? (em outra ocasião estudaremos sobre dízimos e ofertas)

Hoje a grande maioria tem seu emprego remunerado, tem um teto para morar, mesmo que alugado, tem o alimento necessário no dia a dia, e tudo sim pela Graça de Deus que nos abençoa para que tenhamos condição de trabalhar e tenhamos o trabalho, e nosso sustento.
No entanto devida as condições do mundo existem sim os menos favorecidos que chegam a passar necessidade. Como o próprio Jesus o disse: “ sempre tendes os pobres convosco( Jo 12:8, Mc 14:7, Mt 26:11)

E como anda nossa disposição de acordo com a doutrina de Jesus, em ajudar o próximo?
E como anda os membros do corpo de Cristo, estamos sustentando uns aos outros?

“E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.
Lucas 3:11

Pois em tudo deve estar envolvido muito amor! Assim como estavam envolvidos na igreja primitiva.
E Jesus resumiu os mandamentos em dois: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” ; e ainda deu um novo mandamento aos discípulos:
 “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
João 13:34



“Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?
1 João 3:17

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Versículos do dia : Pentecostes 3- três mil batizados


E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
Atos2:38

De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,
Atos2:41







Pedro ali no dia de Pentecostes havia pregado a uma multidão, com pessoas de todas as partes da terra, e todos ouviam em suas próprias línguas pelo dom do Espirito Santo concedido aos apóstolos, e todos ficaram maravilhados:

“ E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

Atentemos que muitos entre a multidão ao ouvirem a pregação de Pedro se comoveram com dor e aflição, e então sensibilizados pedem a Pedro e aos demais apóstolos o que deviam fazer.
Agora atentemos bem a resposta de Pedro, que era necessário tão somente o arrependimento e então seriam batizados em o Nome de Jesus Cristo, sendo-lhes perdoados os pecados, e também receberiam o dom do Espirito Santo.
E isto não era uma imposição de Pedro, mas sim antes de Jesus iniciar seu ministério já era pregado por João Batista que anunciava a Jesus e o reino dos céus:

“ E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse:Voz do que clama no deserto:Preparai o caminho do Senhor,Endireitai as suas veredas.
Mateus3:2,3

Atentemos que nem João Batista pregava de si mesmo, mas sim já houvera sido enviado por Deus desde sua concepção para esta profecia:


“ Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.
E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,
Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.
E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus,
E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.
Lucas1:13-17

Atentemos ainda que sobre ele, João Batista, já houvera sido profetizado que viria para anunciar o Caminho:

“Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim;
Malaquias3:1

“Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.
Isaías40:3

Como está escrito nos profetas: Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti.
Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.
Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.
Marcos1:2-4

Pois como sempre vemos, Deus é tão bom que de tudo avisava, e avisa até hoje, seu povo com antecedência, quer seja da maldição do pecado, ou de suas misericórdias como é este o caso, com grande misericórdia e amor de Deus que nos enviou Jesus.
E o próprio Jesus pregava o arrependimento:

Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Mateus4:17

Sim Jesus nos veio trazer salvação, e salvação eterna para o reino dos céus, que já sobre nós, e era o que Pedro pregava. Atentemos que Pedro não dizia nada de si mesmo mas sim tudo quanto estava nas Escrituras e o que tivera de ensinamento junto ao próprio Jesus. 
E ali estava Pedro  justamente dizendo que tudo já feito, que necessário somente o arrependimento verdadeiro. Aceitando a Jesus por Salvador, tendo o batismo Nele, que assim seriam perdoados os pecados e também receberiam o dom do Espirito Santo.

E a pregação hoje deve continuar sendo: "Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus" 

Dá para entender tamanha a Graça de Deus, que tudo fez para nossa salvação, mas temos que entender direito que não depende em nada de nós mesmos, que tão somente em Cristo Jesus que temos que aceita-lO intimamente e publicamente, no qual então somos batizados tendo nossos pecados perdoados e somente assim purificados para receber ao Espirito Santo de Deus.
Tão somente nos é necessário o arrependimento verdadeiro como aqueles estavam tendo ali com pesar, com aflição de espírito entendendo toda a Verdade de Deus em Cristo Jesus, onde então viam a Luz de Deus nas trevas que já tinham pelo pecado.
Deu para entender direito que até este arrependimento que tiveram foi graças ao agir do Espirito Santo, graças a unção do Espirito que ali se encontrava que fazia com que todos entendiam a pregação.
Pois sim é o próprio Espirito Santo que nos convence e nos faz ver o pecado que existe no homem, que nos faz então ver a Luz de Deus, o Amor de Deus que testifica então em nosso espírito que podemos passar a sermos filhos de Deus perdoados em Cristo Jesus.
Lembremos de Pedro que mesmo seguindo a Jesus havia o negado por três vezes, se arrependendo amargamente, mas Deus em suas misericórdias e tendo ressuscitado a Jesus, que vai ao encontro de Pedro para lhe confirmar do seu perdão diante de seu amor e ainda lhe fazer a promessa de que seria líder entre os discípulos.
Sim o próprio Espirito Santo de Deus que nos leva ao arrependimento, o qual tão somente nos é necessário, mas temos que sentir este 'toque' do Espirito e nos arrependermos verdadeiramente, e não deixar passar e em nada reconhecermos que somos todos pecadores.
E então perdoados estamos debaixo da promessa e recebemos o Espirito Santo.

E a promessa não é para uns ou outros, é para todos:

“Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
Pois o próprio Jesus em vida já havia intercedido a Deus por cada um que viesse a crer:

E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
João17:20-23

Pois sim ali se cumpria na vida dos apóstolos este pedido feito por Jesus ao Pai, e povos de todas as nações ali presentes creram. É a maravilhosa graça de Deus para com todos incondicionalmente!
E estamos vivendo o tempo desta Graça de Deus, e tudo quanto ali cumprido o é cumprido até os dias de hoje, agora depende de nós.

E Pedro continua seu discurso:

“E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,
Atos2:40-41

Atentemos bem quão grande realização ali no Pentecostes, em um único dia, diante do agir do Espirito Santo de Deus quase três mil pessoas se converteram.

Mas atentemos bem que houve a pregação da Palavra da Verdade de Deus, o trabalhar dos apóstolos ungidos pelo Espirito Santo. 
Pois de nada adiante um 'movimento pentecostal' se não houver pregação da Palavra tal qual nos deixada, sem fábulas; e um trabalhar na unção do Espirito Santo no que for útil para o momento, para que haja discernimento e conforto  por parte dos ouvintes. Ai sim haverá conversões verdadeiras e não apenas momento de emocionalismo. 

E sim desde aquela época de geração em geração até então continua a perversidade, e depende de nós estarmos debaixo da Graça de Deus ou não.




Agora atentemos bem que estando os apóstolos unidos em Cristo Jesus, e com a pregação da Palavra de Deus é que se manifestou o Espirito Santo de Deus agregando a eles quase três mil almas.
Pois sim para o agir do Espirito Santo tem que ter primeiro a Palavra de Deus.
E ainda é uma multidão de almas que não estão agregadas no 'corpo de Cristo' por não crerem para invocar o Nome do Senhor, como fora mencionado neste dia de Pentecostes, por Pedro, a profecia de Joel :
“E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo;
Joel2:32

E cabe aos que são do 'corpo de Cristo' alcançar a estes com a pregação da Palavra, pois já somos enviados por Jesus com esta missão, o que nos é por alegria, pois temos o consolo de Deus nesta vida através do Espirito Santo e a doce esperança no porvir, o que devemos anunciar e consolar o próximo, com as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus.
Temos que nos manter no Caminho, purificados em Jesus, para termos constantemente o Espirito Santo conosco e assim teremos toda retaguarda na Palavra de Deus e também a vanguarda em Jesus nosso General para a missão e nosso Senhor e Salvador, estando sempre Seu Santo Espirito adiante de nós.

"Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
Romanos10:13-15



Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!
Eis a voz dos teus atalaias! Eles alçam a voz, juntamente exultam; porque olho a olho verão, quando o Senhor fizer Sião voltar.
Clamai cantando, exultai juntamente, desertos de Jerusalém; porque o Senhor consolou o seu povo, remiu a Jerusalém.
O Senhor desnudou o seu santo braço perante os olhos de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.
Retirai-vos, retirai-vos, saí daí, não toqueis coisa imunda; saí do meio dela, purificai-vos, os que levais os vasos do Senhor.
Porque vós não saireis apressadamente, nem ireis fugindo; porque o Senhor irá diante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda.
Isaías52:7-12

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Versículos do dia: Pentecostes 2- o discurso de Pedro


E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;
E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;
Atos2:17,18

Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.
De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
Atos2:32,33








Quando o Espirito Santo desceu sobre os discípulos e estes começaram a falar noutras línguas teve quem achou que eles estavam embriagados, então Pedro se levanta para pregar:


"Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.
Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;
E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;
E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo.
O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;
E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Voltemos um pouco no livro de Joel que primeiramente fala da destruição que já estava o povo de Deus, tanto no material e por causa do espiritual desviado de Deus, quando tem a profecia do Grande e terrível Dia do Senhor, já anunciado por outras profecias, e que estava perto como já havia predito :


O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu.
Joel1:4
Foi cortada a oferta de alimentos e a libação da casa do Senhor; os sacerdotes, ministros do Senhor, estão entristecidos.
Joel1:9
Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto;
Joel2:1
E o Senhor levantará a sua voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque poderoso é, executando a sua palavra; porque o dia do Senhor é grande e mui terrível, e quem o poderá suportar?
Joel2:11

No entanto Deus é misericordioso e já prediz ali pelo profeta que se houvesse verdadeiro arrependimento, por suas misericórdias traria a salvação, que viria um tempo de restauração, e sim Jesus veio apregoando o arrependimento e o reino dos céus, sendo Luz no mundo já em trevas pelo pecado, trazendo de volta ao homem a vida na Presença do Senhor já ainda nesta terra, restaurando o espiritual e concedendo ainda tempo de bonança para se viver nesta terra com suprimento de suas necessidades, o que traria alegria e louvores a Deus, como preparação para o reino dos céus, e que seu povo não seria mais envergonhado.

Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
Joel2:12,13

Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o Senhor fez grandes coisas.
Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força.
E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia.
E as eiras se encherão de trigo, e os lagares trasbordarão de mosto e de azeite.
E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós.
E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado.
E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.

Ai sim a profecia chega no texto citado por Lucas acima, que estava se cumprindo naquele dia de Pentecostes, e seguiria se cumprindo na maravilhosa Graça de Deus antes de vir então o Dia do Senhor, pois sim chegará quer creiamos ou não, pois a promessa agora não é mais uma terra prometida aqui, mas sim os salvos para o reino dos céus.
Estamos vivendo este tempo da Graça de Deus sobre nossas vidas, o tempo da igreja do Senhor na terra, agora é a hora de utilizarmos de nosso livre arbítrio, e o profeta prediz que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.
E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar.
Joel2:28-32

Pois sim totalmente se cumprido no Pentecostes o derramamento do Espirito Santo de Deus sobre quem for discípulo de Jesus.
Jesus mostrou sinais e fez prodígios, dando deste poder aos discípulos na terra, e ainda vivemos este tempo, ainda temos a chuva temporã e a serôdia, ainda temos a luz do sol e da lua e das estrelas, e principalmente temos o Espirito Santo de Deus conosco, até que chegue o momento de serem retiradas de sobre a terra, no Grande Dia do Senhor, quando Jesus voltará para nos levar daqui para o reino dos céus.

E Pedro continua seu discurso:

Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;
A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;
Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela;

Pois sim Jesus veio, pregou, ensinou, morreu na cruz e fora ressuscitado, venceu a própria morte, e Pedro ali dava seu testemunho, e ainda citava as Escrituras que já houvera predito:

Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, Porque está à minha direita, para que eu não seja comovido;
Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; E ainda a minha carne há de repousar em esperança;
Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;
Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; Com a tua face me encherás de júbilo.
Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.
Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono,
Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção.
Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.

Davi quando escreveu o Salmo 16 pede a Deus que fosse guardado, pois reconhecia Deus como Senhor, e sabia que por mais que fizesse não chegaria aos pés de Jesus, pois já sentia, através do Espirito, a Graça de Deus no por vir e já sentia prazer no espírito por isso, e ainda se referindo aos que em outros deuses colocavam adoração que permaneceriam com dores, mas ele não pois tinha a Deus Criador e era único para ele que não se dobraria diante de outros deuses, sabendo já pelo Espirito de ser o reino dos céus a sua herança e de quão maravilhoso era, e dava glórias a Deus, e tudo já movido pelo Espirito Santo de Deus que o instruía e já fala a respeito de Jesus conforme citado por Pedro, pois sim Jesus teve em sua vida como homem sempre a Presença de Deus com Ele, e se alegrava em fazer a vontade do Pai, e à Ele dava graças, mesmo sabendo de sua missão de morte na cruz, pois tinha confiança no Pai e sabia que não seria vencido pela morte, e que seria glorificado por Deus e em Deus.

E Pedro ainda fala sobre Davi que era o patriarca deles, um profeta, mas que morreu teve um sepultamento cujo túmulo estava entre eles, mas que teve a visão do Cristo de Deus, que assentaria em seu trono por toda a eternidade, que seria ressuscitado e vivo reinaria sobre o povo de Deus (Salmos 89:3-4; 132:11)
E ali estavam os discípulos testemunhas vivas de todo este acontecimento, de toda esta Maravilhosa Graça de Deus.
E continua seu discurso:

“De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz:Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,
Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.
Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
Atos2:33-36

Pois sim Jesus ressuscitado subiu aos céus, e ali naquele dia de Pentecostes estava derramando seu Santo Espirito sobre seus discípulos, o que todos podiam ver e ouvir.
Que diferente de Davi, Jesus subiu aos céus vivo, mas que Davi dele profetizou( Salmos 110:1), e o próprio Jesus já havia referido esta profecia, cujo texto por si só se explica:
“E, estando reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus,
Dizendo: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De Davi.
Disse-lhes ele: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor, dizendo:
Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?
Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho?
E ninguém podia responder-lhe uma palavra; nem desde aquele dia ousou mais alguém interrogá-lo.
Mateus22:41-46 )(Marcos 12:35-37; Lucas 20:41-44)

Pois sim Jesus, o Filho de Deus, Único que vivo subiu aos céus e está assentado à direita de Deus, lugar exclusivo Dele que é Deus (Ef 1:20-21; Hb 1:13, 8:1-2), sim o mesmo Jesus que crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo. E assim Pedro pregava.

E neste dia de Pentecostes fora também cumprido a promessa de Jesus sobre a vida de Pedro que sobre a revelação que tivera de que Jesus era o Cristo, Filho de Deus Vivo, edificaria sua igreja. ( Mt 16: 18, foram feitas algumas anotações a respeito que sugiro que leiam está em: http://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/07/versiculos-do-dia-confissao-de-pedro.html )
 e com Pedro na liderança conforme Jesus já havia predito à Ele apascentar suas ovelhas ( João 21:15-17)
Sim a inauguração, o batismo da igreja de Cristo.

Agora paremos um pouco para imaginar que tremendo fora este dia, Pedro pregando para uma multidão, com gente de todas as partes da terra, e os discípulos com o dom de línguas ali traduzindo a cada uma das línguas ali representadas, sendo a pregação entendida por todos no mover do Espirito Santo de Deus! Dá para imaginar tamanha unção?
Pois amanhã veremos qual foi o resultado desta unção neste dia.

E nós com o Espirito Santo de Deus habitando em nós, deu para entender um pouco quão grande e maravilhosa a Graça de Deus sobre nossas vidas, assim como Joel já houvera predito, e quão Poderoso nosso Salvador como predito por Davi? Deu para entender que Jesus é Único e suficiente Salvador de nossas vidas?
Que estamos vivendo na época da Graça de Deus, tudo feito por Deus, agora depende de cada um de nós que estamos vivendo este tempo de optarmos por estarmos sob esta Graça para salvação eterna em Cristo Jesus ou ficarmos na condenação segundo a própria Palavra de Jesus.

Pois como Deus disse através do profeta Joel, Ele está a nos falar hoje:

“Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
Joel2:12,13



“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.