Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 25 de novembro de 2017

Versículos do dia: Filipe e o eunuco- 1


E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
Atos8:31

Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
Atos8:35







Filipe, homem cheio do Espirito Santo, exercia seu ministério sempre disponível para obra de Deus,


E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.
E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração,
Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.

Vejamos qual era a intimidade, comunhão, de Filipe com Jesus, com Deus, que podia ouvir a voz do anjo .
Atentemos que o anjo ordena a Filipe que se levantasse, pois devia estar então deitado, podia ser noite, ou sentado, ou levanta-te significava partir em viagem, pois sim de Samaria até o caminho anunciado era uma pequena viagem, ou ainda pode significar sair de uma zona de conforto, pois Filipe ali já estava quase fixado, já pastoreava um rebanho de novos convertidos, era conhecido por todos pois realizava milagres, tinha vindo de Jerusalém mas ali fora verdadeiro evangelista, e neste ministério que o Senhor lhe chama pelo anjo, e sairia de onde tinha a responsabilidade sobre igreja para ir a um caminho deserto, podia até não entender, poderia ter indagado ao anjo o porque, mas por ser cheio do Espirito Santo e ter plena confiança em Deus, ele simplesmente se dispõe, não pede tempo para ajeitar nada, não se intimida, apenas obedece: levantou-se e foi.

E como estamos nós? Disponíveis para caminhar na obra do Senhor? Seja qual for o tempo? Ou preferimos ficar sentados em um banco na igreja? Estamos dispostos a caminhar, a trabalhar, seja onde for? Ou preferimos a zona de conforto de nossas casas e igreja?
Atentemos a voz do Senhor, pois pode estar nos enviando a lugares desertos também, onde falte o amor, em meio a violência, a prisões, aonde falte a esperança, em lares desfeitos, em hospitais, junto a drogados, as prostitutas, junto a miséria... , sim é nossa missão ir a lugares desertos, a pessoas, onde não tenha a Presença do Senhor, para Dele anunciar, para realizar prodígios e sinais.
Estamos prontos a atender o chamado, a ordem, sem indagações ou subjeções?

Pois bem Filipe foi, e por Deus preparado naquele lugar a oportunidade a quem ansiava por Ele, um homem etíope, sim da Etiópia, África, lugar distante.
Um eunuco, que pode ser um homem castrado para serviços escravos, ou que nasceram assim impotentes, ou ainda que assim se fizeram por causa do reino dos céus, como mencionado por Jesus:

Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.
Mateus 19:12

Ou ainda que seja eunuco uma denominação dada pelos eruditos de que eram funcionários designados para cuidar de assuntos relacionados à corte.

E ainda mais, pela lei antiga impedidos de entrar na congregação do Senhor:

Aquele a quem forem trilhados os testículos, ou cortado o membro viril, não entrará na congregação do SENHOR.
Deuteronômio 23:1

Mas vejamos aquele eunuco era mordomo-mor de Candace (nome dado a rainha na Etiópia) , sim um fidalgo que estava sobre a administração de um palácio da rainha dos etíopes, e ainda era o superintendente, administrador, tinha a direção superior de todos os tesouros da rainha. Um alto cargo, de responsabilidade e respeito.
E atentemos este etíope, eunuco, tinha ido a Jerusalém para adoração!
Sim tinha feito uma longa viagem para adorar a Deus, pois sim era conhecedor das Escrituras, e o fato de ter ido adorar confirma que sim cria naquele Deus, e ali naquele caminho, estrada, estava já voltando para casa, e lia o profeta Isaías. Se tinha entrado no templo ou não o texto não se refere, pois se eunuco, e ainda se escravo, era proibido de entrar na congregação, mas estava vindo de Jerusalém, e lá não tivera aprendido muita coisa, e solitário fazia a leitura da Escritura.
Atentemos que tinha interesse pelas coisas de Deus, tinha sede da Palavra.

E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.
E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.
Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.
E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?
Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
Atentemos como Filipe estava sempre atento as coisas espirituais, pois ouviu a voz do Espirito ordenando que se achegasse aquele carro, e como sempre pronto em obedecer, sai correndo para alcançar o carro em movimento, e ainda correndo para acompanhar o carro ouve o etíope lendo Isaías, pois sim era de costume deles lerem as Escrituras em voz alta, e Filipe indaga se estava a entender o que lia.
Atentemos que voltava o etíope de Jerusalém, mas não aprendera muito por lá, pois revela que não entendia por não ter quem ensinasse, convidando Filipe a subir no carro.
E ele lia Isaías- capítulo 53:

Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
Isaías 53:7,8

E pergunta a Filipe sobre quem Isaías falava, se dele mesmo ou de outro, e Filipe cheio do Espirito Santo aproveita aquela oportunidade e aquele texto para lhe falar de Jesus, e muito lhe anunciou sobre o reino dos céus, do batismo do arrependimento e da Salvação em Cristo Jesus, pois amanhã veremos o que acontecerá em seguida.

E nós estamos sempre sedentos pela Palavra de Deus como aquele etíope? E mesmo sem total conhecimento estamos nos esforçando, estamos dispostos a adorar a Deus? E aproveitamos as oportunidades que Deus nos dá de termos conhecimento, de recebermos de Sua Palavra da Verdade? Cremos verdadeiramente em Deus Único, Criador, Redentor e Salvador?

E ainda, quando já temos nós o entendimento, estamos atentos ao mover do Espirito Santo, ouvimos sua voz? Estamos sempre prontos, corremos para atendê-lo? Pois sim nos chama e nos envia a a evangelizar!
Conseguimos enxergar quando alguém esta sedento da Palavra de Deus? Aproveitamos as oportunidades que Deus nos dá de ensinar da Bíblia, de anunciar as Boas Novas da Salvação em Jesus Cristo?

Pois como já escrito:

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
Romanos 10:13-15


sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Versículos do dia: A igreja mesmo perseguida cresce- Simão 3


Tendo eles, pois, testificado e falado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém e em muitas aldeias dos samaritanos anunciaram o evangelho.
Atos8:25

Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;
Atos8:22






E foram Pedro e João para confirmar a doutrina de Jesus aos novos convertidos de Samaria, e lhes impondo as mãos recebiam o Espirito Santo, mas como vimos ontem necessário é a verdadeira conversão, é a entrega total a Deus, crendo plenamente ser Ele a razão de nosso viver, sem enganos no coração.

E o que mais queremos como prova de que Deus é misericordioso, Bom e nos ama imensuravelmente, senão a declaração de amor que nos foi feita através de Cristo Jesus, que morreu na cruz para remissão de nossos pecados, e nesta graça que os apóstolos continuam a falar com Simão:

“Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;
Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniqüidade.
Respondendo, porém, Simão, disse: Orai vós por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes venha sobre mim.
Tendo eles, pois, testificado e falado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém e em muitas aldeias dos samaritanos anunciaram o evangelho.
Atos8:22-25

Atentemos que Simão recebendo a exortação dos apóstolos, pede-lhes oração para que aquele mal não lhe sucedesse, no entanto não clama a Deus por misericórdia como fizera Manassés como vimos ontem, o qual depois reparou seus erros, restaurando o altar do Senhor:

E tirou da casa do Senhor os deuses estranhos e o ídolo, como também todos os altares que tinha edificado no monte da casa do Senhor, e em Jerusalém, e os lançou fora da cidade.
E reparou o altar do Senhor e ofereceu sobre ele sacrifícios de ofertas pacíficas e de louvor; e ordenou a Judá que servisse ao Senhor Deus de Israel.
2 Crônicas 33:15,16

Atentemos que Deus se aplacou de Manassés porque lhe conhecia o coração e sabia que viria a se restaurar de seus erros.

No entanto de Simão nada mais é mencionado no Novo Testamento sobre ele, mas consta registro na história de um grupo que se intitulava “simonianos” o considerava como seu fundador, e estes pregavam e viviam uma vida libidinosa, com extrema liberdade sexual, sem quaisquer limitações físicas ou espirituais, e foram influentes com o que pregavam por vários séculos.
Sendo que renomados teólogos como Justino o mártir e Irineu no século II fizeram criticas inflamadas contra ele. Enquanto outros estudiosos consideram Simão o fundador de uma seita dentro do movimento conhecida por gnosticismo cristão, de que a crença de que a salvação deve ser conquistada através de uma gnose, ou conhecimento que se dá através de uma revelação. Mas mesmo sendo controvérsia esta versão, ainda tem outras duas maneiras pela qual Simão fica conhecido, seu nome está na raiz da palavra “simonia” que significa ato de compra e venda ilícita de coisas espirituais (como indulgências e sacramentos) , ou temporais ligadas às espirituais como benefícios eclesiásticos.
E ainda mais, sua história serve de fundamento para as lendas de Fausto sobre o homem que vendeu sua alma em troca do poder terreno.

Pois sim Deus nos deixa o dom de revelação, mas que tenhamos muito cuidado, pois os que o recebem do Espirito Santo estão com uma vida regrada em Cristo Jesus, que saibamos discernir o que é revelação dentro da Palavra de Deus, pois o que passa disto, o que não estiver alicerçado em Cristo Jesus já não são revelações, mas sim engano do maligno, que saibamos que satanás tem sim suas mágicas e faz adivinhações, que estejamos sempre atentos.


Vimos que a igreja crescia, mas também o maligno tentava nela se infiltrar para enfraquecê-la, e como sempre com seus enganos.
Pois sim a igreja cresceu e permanece até os dias de hoje, mas da mesma forma também cresceu as abominações do maligno, e mesmo que declaradas que não procedem de Deus, como vimos na primeira parte desta reflexão(Deuteronômio 18:9-14), muitas são as seitas que abertamente se estabelecem falando até de Jesus para enganar a muitos.
E até dentro das igrejas também até os dias de hoje existem os influenciados por satanás para enganar os convertidos.
E sim como nos primeiros séculos até hoje também existem os simonianos” embora não se intitulam mais assim, mas da mesma forma como aqueles são manipulados por satanás que os engana para enganarem a muitos.


Que estejamos muito atentos e sempre conferindo espiritual com espiritual (1ª Coríntios 2) para não sermos enganados.
Que tomemos cuidado ao ministrar doutrinas e ao segui-las, de tudo devemos comparar com os ensinos de Jesus e com o princípio da igreja doutrinada pelos apóstolos que pessoalmente foram instruídos por Jesus.
Que estejamos sempre em comunhão com o Senhor, guardando nosso coração em Cristo Jesus, para não sermos enganados.


Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos.
Salmos 119:11,12

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Versículos do dia:A igreja mesmo perseguida cresce- Simão 2


E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro,
Atos8:18

Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus.
Atos8:21








A igreja estava crescendo, eram novos convertidos em Samaria, onde por imposição das mãos pelos apóstolos, todos recebiam o Espirito Santo.


“E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro,
Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo.
Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro.
Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus.

Atentemos muito bem onde andava o coração de Simão, que até dinheiro ofereceu aos apóstolos para também ter o poder de impor as mãos e fazer descer o Espirito Santo.
Como vimos ontem que após ser batizado Simão andava sempre junto a Filipe, mas agora sabemos que não para aprender da Palavra e ter o dom do Espirito por compaixão do próximo para lhe fazer bem e converter almas para o reino dos céus, mas sim por puro interesse em querer ter o poder por honra, por fama, por ganância do coração, não tinha abandonado seu ego anterior quando fazia mágicas e era respeitado por todos. Ainda achando que podia comprar do Poder, do dom, de Deus. Mas estes nunca estiveram a venda e não estão a venda até hoje, e nunca estarão.

E assim é nosso coração: ' enganoso' como já escrito :

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?Jeremias 17:9

Pois sim o homem podemos enganar, a nós mesmo nosso coração engana, mas a Deus não, Deus conhece o coração e o examina minuciosamente :

“Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
Jeremias 17:10

Pois é o Espirito Santo não havia descido sobre Simão, pois mesmo dizendo crer, mesmo sendo batizado, não o fizera de todo coração, continuava no engano do maligno.

E assim é o coração do homem, além de enganoso, suscetível ao engano do maligno, o que sempre fizera o homem se afastar de Deus, são inúmeras as passagens registradas no Velho testamento que demonstram isto, o quão mal pode ser o homem com os desígnios de seu próprio coração, e o quanto se afasta de Deus por causa disto, vejamos só alguns exemplos:

“Porque o seu coração não era reto para com ele, nem foram fiéis na sua aliança.
Salmos 78:37

“E fez o que era mau; porquanto não preparou o seu coração para buscar ao Senhor.
2 Crônicas 12:14

“E fez o que era reto aos olhos do Senhor, porém não com inteireza de coração.
2 Crônicas 25:2

Lembremo-nos ainda de quão fora enganado e enganoso o coração de Ananias e Safira:

Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
Atos 5:4

Que estejamos muito atentos aos desejos do coração, pois todos que não guardaram seus corações somente no Senhor se afastaram Dele, e tiveram fim sem a Presença de Deus.

“Mas retiraram-se para trás, e portaram-se infielmente como seus pais; viraram-se como um arco enganoso.
Salmos 78:57

“E sucedeu que, depois que Amazias veio da matança dos edomitas e trouxe consigo os deuses dos filhos de Seir, tomou-os por seus deuses, e prostrou-se diante deles, e queimou-lhes incenso.
2 Crônicas 25:14

“Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o Senhor seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.
2 Crônicas 26:16

Mas temos um Deus misericordioso e Bom, que quando alguém se arrepende verdadeiramente se humilhando em Sua Presença, reconhecendo que Somente o Senhor é Deus, Ele se torna favorável as suplicas que lhe forem feitas, isto também temos relatos no Velho Testamento, como por exemplo:

“E Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel.2 Crônicas 33:9
E ele, angustiado, orou deveras ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais;
E fez-lhe oração, e Deus se aplacou para com ele, e ouviu a sua súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés que o Senhor era Deus.
2 Crônicas 33:12,13

Atentemos que Simão havia deixado de tais práticas abomináveis, no entanto guardava no coração o desejo delas e seus benefícios aparentes. Tinha até aceitado o batismo, mas fora enganosamente, pois seu coração permanecia no engano.
Por isto lhes revela os apóstolos que não tinha parte naquele ministério, pois não tinha um coração reto diante de Deus.
Enquanto que Manassés de inteireza de coração se humilha e clama a Deus.
Isto que faz a diferença para sermos cheios do Espirito Santo, a entrega total do coração, deixando atos mundanos, mas também abandonando de coração os desejos mundanos, esvaziando-se das coisas do mundo para receber das coisas espirituais.

Como visto de nada adianta simplesmente um batismo enganoso, ou seja quando não houve verdadeiramente uma conversão, pois não salva ninguém, muito menos qualquer outro tipo de ritual, tem que se receber Cristo Jesus de todo o coração, pois Único que nos traz a salvação. De nada adianta andarmos juntos a cristãos e nos dizer ser um deles, pois para ser parte do Corpo de Cristo tem que se estar no mesmo Espirito, como já vimos antes que : “E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, Atos 4:32

E estamos na época da Graça de Deus, que venhamos a ter o verdadeiro arrependimento, para que Deus venha a se compadecer de nós e nos dar a Salvação em Cristo Jesus.

“Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
Salmos 34:18

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
Salmos 51:10



quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Versículos do dia: A igreja mesmo perseguida cresce- Simão 1



Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra.
Atos8:4

E estava ali um certo homem, chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido o povo de Samaria, dizendo que era uma grande personagem;
Atos8:9






Depois da morte de Estevão a igreja passou a ser perseguida e foram dispersos os cristãos, mas atentemos bem que não fora para queda da igreja, mas sim para seu crescimento e expansão, pois todos cheios do Espirito Santo continuavam a dar testemunho e a pregar por onde fossem.


“Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra.
E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo.
E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia;
Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados.
E havia grande alegria naquela cidade.
Atos8:4-8

Atentemos bem que ia se cumprindo o prometido por Jesus, tinham autoridade e poder para efetuar os mesmos sinais e prodígios que Jesus fazia, como o que ficou relatado sobre Filipe, e havia alegria por onde ia assim exercendo seu ministério.

“E estava ali um certo homem, chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido o povo de Samaria, dizendo que era uma grande personagem;
Ao qual todos atendiam, desde o menor até ao maior, dizendo: Este é a grande virtude de Deus.
E atendiam-no, porque já desde muito tempo os havia iludido com artes mágicas.
Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.
E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito.
Atos8:9-13

Atentemos que Simão antes da vinda dos cristãos exercia artes mágicas naquele lugar, e era respeitado por todos e dizia ser virtude de Deus, e assim enganava o povo.
Atentemos muito bem qual já era o agir de satanás para impedir o povo a ter conhecimento de Deus Criador, e isto desde o princípio quando já feito o homem se afastar de Deus pelo pecado, e estando já numa geração onde muitos sequer tinham ouvido falar de Deus, sim os povos já totalmente cegos de um Deus Criador, que viviam sob abominações do maligno. E tendo Deus então falado a Abraão e prometido uma descendência abençoada por Ele e na sua Presença, o povo israelita, nos quais satanás estava sempre querendo enganar e afastá-los de Deus e assim o fazia como usava a Simão com enganos.
Entendamos bem coisas que são abominações a Deus, que nunca foram permitidas por Deus. E Deus não muda é o mesmo até hoje e o será para sempre então tais práticas são abominações a Deus.

“Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.
Perfeito serás, como o Senhor teu Deus.
Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o Senhor teu Deus não permitiu tal coisa.
Deuteronômio18:9-14

Que estejamos sempre muito atentos a tais levantamentos, pois nada procede de Deus.

Atentemos que muitos eram batizados crendo em Jesus, e assim ia crescendo ainda mais a igreja, até mesmo Simão vendo que o povo se ajuntava e cria na doutrina que Filipe pregava, também o creu e fora batizado estando sempre com Filipe e ficava espantado com tudo que realizava.


“Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João.
Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo
(Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).
Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.

Atentemos que mesmo a igreja sendo dispersa pela perseguição, continuava crescendo, e continuavam sendo o corpo de Cristo, um só corpo, pois os apóstolos ao terem conhecimento de novos convertidos envia para lá Pedro e João, que impondo as mãos sobre os que foram batizados e estes recebiam o Espirito Santo, atentemos que somente o batismo não os fazia cheios do Espirito Santo, mas eram confirmados na fé e com a imposição das mãos por parte dos apóstolos então recebiam o Espirito Santo.
Mas atentemos muito bem que somente quem era confirmado na fé recebiam o dom do Espirito Santo, pois veremos amanhã o que ocorre com Simão.

E hoje como anda o crescimento da igreja desde que não temos perseguições, exceto em alguns lugares que ainda perseguem cristãos, estamos crescendo como corpo de Cristo? No evangelho genuíno de Jesus, nos afastando das abominações do mundo? Pregando a todos quantos enganados pelo maligno?



terça-feira, 21 de novembro de 2017

Versículos do dia: A morte de Estevão- a perseguição da igreja de Cristo



Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;
Atos7:55

E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.
Atos7:60








E tendo Estevão pregado aos do Sinédrio, e falando a eles que eram como seus antepassados de dura cerviz, aqueles se enfureceram

“E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele.
Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;
E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.
Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele.
E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo.
E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu
Atos7:54-60

Estevão não se acovardou diante da fúria daqueles, mas confiante em Deus permanecia, e cheio do Espirito Santo viu a glória de Deus, e viu Jesus à direita de Deus, ele viu o que se passava no céu, e disso falou aos presentes que não lhes dava ouvidos pelo contrário todos se enfureciam ainda mais, já lhe sentenciando a morte.
Atentemos aqui que com Estevão já não quiseram saber de entregá-lo ao Tribunal dos romanos que detinham o poder, como fora feito a Jesus, pois Jesus tinha sua missão e tudo fora feito para se cumprir com o plano de Salvação ao homem, o sacrifício perfeito; mas Estevão eles mesmos executariam a sua sentença, por isso o levaram para fora da cidade para o apedrejar, começando assim agora uma perseguição contra os cristãos, contra a igreja, e atentemos bem que esta perseguição era por parte do próprio povo de Deus, ímpios entre eles, não por estranhos ao conhecimento de Deus Único, mas os que se intitulavam conhecedores da Palavra de Deus.
Agora atentemos muito bem que mesmo estando a receber pedradas Estevão clama ao Senhor Jesus para que recebesse seu espírito, não se revolta contra o Espirito Santo mesmo estando a pontos de perder a vida, e ainda clama pelo perdão aos que os estavam apedrejando, sendo suas últimas palavras, sim com compaixão por aqueles que morre.

Agora atentemos que ali presente encontrava-se Saulo, a quem entregaram as vestes de Estevão, sim o mesmo que posteriormente viria a ser apóstolo designado por Jesus, mas ali naquele momento consente com a morte de Estevão, e ainda o que passaria a assolar a igreja, perseguindo os cristãos em suas casas e levando-os presos.

“E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos.
E uns homens piedosos foram enterrar Estêvão, e fizeram sobre ele grande pranto.
E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.
Atos8:1-3


Atentemos que a partir de então houve uma dispersão da igreja que estava sendo perseguida, e assim se espalharam pela Judéia e Samaria, mas os apóstolos permaneceram em Jerusalém.

Vejamos que tudo fora entre o povo de Deus, e assim o era desde seus antepassados, pois Deus nunca falara pelos profetas a povos estranhos, mas sim sempre a seu próprio povo, e sempre quando há menção de 'ímpios' no Velho testamento é também ao próprio povo de Deus que não dava ouvidos as Suas Palavras, que eram sim incrédulos, que não respeitavam as coisas sagradas nem a prática da lei, mesmo sendo conhecedores do Deus Criador que lhes fazia sempre milagres e prodígios para os guardarem, e mesmo assim se rebelavam, sendo até mais ímpios do que os próprios ímpios que não conheciam a Deus.
Por isso que estejamos muito atentos a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, pois muitas mensagens que achamos ser para ateus na verdade são dirigidas a nós mesmos, que não tapemos nossos ouvidos, como fizeram aqueles do Sinédrio quando Estevão pregava sobre um Deus Bom e Misericordioso e um povo que o desprezavam, e falou do Espirito Santo e eles ainda mais tapavam seus ouvidos, e até sua morte falou da glória de Deus e de Jesus Redentor, mas eles não deram ouvidos ainda mais taparam seus ouvidos.

E atentemos muito bem também que quem é cheio do Espirito Santo, como Estevão, faz a obra por compaixão do próximo, pois Estevão aproveitou seu direito a defesa própria para pregar aqueles, para ver se eles se convertiam, e mesmo até a morte teve compaixão deles.
Quem é cheio do Espirito Santo não é para beneficio próprio ou apenas de seus entes queridos, mas sim o deve ser para compaixão até de seus inimigos, e não desistir por mais que esteja difícil a situação.
Pois sim quem é cheio do Espirito Santo consegue ver a glória de Deus acima de qualquer circunstância terrestre, e sim confiantemente crer ser recebido por Jesus mesmo este corpo perecendo.
Ser cheio do Espirito Santo não é um emocionalismo apenas, é para cumprimento da obra de Deus mesmo ao meio de sofrimentos, é receber sim um refrigério de espírito independentemente de qual seja a circunstância presente, e continuar ao meio a dor tendo compaixão do próximo.
Ser cheio do Espirito Santo não é para exibicionismo é para o quer for útil para a obra de Deus, como estamos vendo desde o dia de Pentecostes.
Que tomemos cuidado com estes termos “ ser cheio do Espirito Santo”, “ser batizado no Espirito Santo” pois é verdadeiramente algo sagrado e não uma reação carnal.

Vejamos que desde o princípio a perseguição da igreja de Cristo fora por parte do próprio povo que se intitulava 'povo de Deus', tudo por ganâncias, por interesses próprios, por querer glórias e honras terrenas, para satisfazer desejos carnais, e é este o agir do infeliz satanás que sutilmente engana até o próprio 'povo de Deus', para destruir os membros do Corpo de Cristo e então enfraquecer a igreja de Cristo na terra.
Que estejamos atentos, pois temos a liberdade, exceto alguns lugares que ainda perseguem efetivamente com morte a cristãos, mas somos livres para pregar o Evangelho genuíno de Jesus, no entanto nossa 'perseguição' pode estar dentro da própria igreja.
Por isto essencial verificarmos sempre o exemplo de oração e comunhão dos apóstolos com Jesus, de observarmos a doutrina que pregavam, pois aprendidas diretamente, pessoalmente com Jesus, e não ficou registrada na Bíblia, no Novo Testamento, a toa mas sim para que a tenhamos por Palavra de Deus para nosso agir cotidiano, e não venhamos a sermos ímpios.

Hoje ninguém mais é levado para fora da cidade para ser apedrejado, mas estejamos bem atentos, pois o infeliz satanás age de forma mais efetiva, não mata o corpo, mas quer nos tirar da presença Santa de Deus, nos tirar de debaixo da maravilhosa Graça de Deus, para matar nossa vida eterna junto a Deus;

Que busquemos sempre estarmos cheios do Espirito Santo de Deus verdadeiramente, e então vermos a glória de Deus, como Estevão vira, para que nosso espírito esteja em Cristo Jesus, mesmo que este corpo padeça.
Estevão foi o primeiro 'mártir' na igreja, não exatamente por causa de sua morte, mas sim o fato de defender a Verdade de Deus, de dar seu testemunho até sua morte, e depois dele muitos outros surgiram no mesmo testemunho.
E atentemos bem que tudo fizera com muita calma e respeito pelos ouvintes, sem revoltas, sem medos,serenamente, ao ponto de ter sido visto com rosto parecido a de anjo, sim homem cheio do Espirito Santo de Deus, que dera seu testemunho da Verdade de Deus até ser apedrejado por isto.


E nosso testemunho como tem sido? Somos verdadeiramente cheios do Espirito Santo de Deus?

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Versículos do dia: Estevão prega no Sinédrio- 3


Dizendo a Arão: Faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque a esse Moisés, que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.
Atos7:40

Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.
Atos7:51







Estevão continuava a pregar para os do Sinédrio, e fala das proezas de Moisés que fora rejeitado pelo povo

35-A este Moisés, ao qual haviam negado, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? a este enviou Deus como príncipe e libertador, pela mão do anjo que lhe aparecera na sarça.
36-Foi este que os conduziu para fora, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, e no Mar Vermelho, e no deserto, por quarenta anos.
37-Este é aquele Moisés que disse aos filhos de Israel: O Senhor vosso Deus vos levantará dentre vossos irmãos um profeta como eu; a ele ouvireis.
38-Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las dar.
39-Ao qual nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram e em seu coração se tornaram ao Egito,
40-Dizendo a Arão: Faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque a esse Moisés, que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.
Atos7:35-40

vs 36- Êxodo 7:3; 14:21; Números 14:33
vs 37- Deuteronômio 18:15-18
vs 38- Êxodo 19:1; 20:1-17; Deuteronômio 5:1-33
vs 39-40- Êxodo 32:1-6

E continua a dizer como o povo rejeitou novamente Moisés, rejeitando a Deus

41-“E naqueles dias fizeram o bezerro, e ofereceram sacrifícios ao ídolo, e se alegraram nas obras das suas mãos.
42-Mas Deus se afastou, e os abandonou a que servissem ao exército do céu, como está escrito no livro dos profetas: Porventura me oferecestes vítimas e sacrifícios No deserto por quarenta anos, ó casa de Israel?
43-Antes tomastes o tabernáculo de Moloque,E a estrela do vosso deus Renfã, figuras que vós fizestes para as adorar.Transportar-vos-ei, pois, para além da Babilônia.
Atos7:41-43

vs 41- Êxodo 32:4-
vs 42-43- Amós 5:25-27

Fala Estevão do Tabernáculo feito por Moisés, até os dias de Davi que quis construir um templo ao Senhor, mas já dizendo que Deus não habita em templo feito por mãos humanas,

44-Estava entre nossos pais no deserto o tabernáculo do testemunho, como ordenara aquele que disse a Moisés que o fizesse segundo o modelo que tinha visto.
45-O qual, nossos pais, recebendo-o também, o levaram com Josué quando entraram na posse das nações que Deus lançou para fora da presença de nossos pais, até aos dias de Davi,
46-Que achou graça diante de Deus, e pediu que pudesse achar tabernáculo para o Deus de Jacó.
47-E Salomão lhe edificou casa;
48-Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:
49-O céu é o meu trono,e a terra o estrado dos meus pés.Que casa me edificareis? diz o Senhor,Ou qual é o lugar do meu repouso?
50- Porventura não fez a minha mão todas estas coisas?
Atos7:44-50

vs 44- Êxodo 25:1-40
vs 45,46- Josué 3: 1-17- 2ª Samuel 7:1-16; 1ª Cronicas 17: 1-14;
vs 47- 1ª Reis 6:1-38; 2ª Cronicas 3:1-17
vs 49-50- Isaías 66:1-2

Estevão tinha sido acusado de falar contra Deus, contra Moisés, contra o lugar que habitavam, e contra o templo, mas estava ali pregando de um Deus Bom, de Moisés servo fiel, do Tabernáculo, Arca da Aliança, como santa Presença de Deus, mas fala de seus antepassados como um povo desobediente, dizendo então quanto a templo feito por mãos de homens que não era a morada de Deus, mas que Deus está acima de tudo.

Passa então a falar do povo ali presente, que eram como seus antepassados que resistiam ao mandar de Deus, e agora resistiam ao mover do Espirito Santo.

51-Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.
52-A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas;
53- Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes.
Atos7:51-53

Mas atentemos que não fala de si, mas sim movido pelo Espirito Santo, e ainda citando as Escrituras Sagradas, e já predito em profecia

“Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz.
Êxodo 32:9

Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles.
Isaías 63:10

Atentemos que ele fala dos profetas que anunciaram a Jesus e foram mortos no Antigo Testamento, lembrando aqui inclusive de João Batista, e que eles mesmos haviam sentenciado a Jesus, que não guardaram a lei nem mesmo enxergavam agora o cumprimento das profecias.

Atentemos que Estevão falava com intrepidez, encorajado pelo Espirito Santo falava da Verdade.



E mesmo a mais de dois mil anos que Jesus morreu e fora ressuscitado, que o Espirito Santo de Deus veio em nós mesmo habitar, ainda existe um povo de dura cerviz, sim um povo que se diz povo de Deus mas que como aqueles naquela época não aceitam o batismo do arrependimento, não dobram-se diante da Soberania de Deus, ou que não vivem de acordo com a doutrina de Jesus e das dos apóstolos que viveram e aprenderam junto a Jesus.

Um povo sim como aqueles 'libertinos' que vimos no inicio destas postagens ( Estevão 1) que se contaminam com os males da carne neste mundo e trazem coisas mundanas para dentro das igrejas, com heresias, e que acham tudo normal, não se atentam aos princípios da igreja primitiva anulando o ministério de Jesus que formou seus doze apóstolos que instruíram a igreja, e com certas lideranças como aquelas do Sinédrio que anulam a Graça Salvadora de Deus em Cristo Jesus.

Mas que entendamos bem desta graça, pois sim uma liberdade no Espirito Santo para sermos livres da escravidão do pecado, como escrito por Paulo em Romanos 6), e como disse João em 1ª João capitulo 2;
“ Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.1 João 2:1
mas entendamos bem não livres de temor, respeito a Deus Soberano, aos ensinamentos de Cristo Jesus, ou seja não livres de submeter-se ao comando de Deus, agindo por conta própria, esquecendo-se de que haverá um dia a que todos deverão prestar contas de seus atos, pois sim Jesus voltará, e não mais como advogado mas sim como Justo Juiz.

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
1 João 2:15-17

E o que mais se vê dentro das igrejas hoje, pregadores que falam com intrepidez perante os errantes, ou os que com interesses próprios não podem pregar assim pois estão em suas próprias concupiscências? Que reflitamos nisto tanto como lideres ou membros que escolhem seus pregadores de acordo com as suas concupiscências.


“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.