Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 2 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Salvação também para os gentios- Uma Nova Aliança



E ouviram os apóstolos, e os irmãos que estavam na Judéia, que também os gentios tinham recebido a palavra de Deus.
Atos11:1

E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.
Atos11:18







Tendo Pedro estado com Cornélio quando o Espirito Santo desce sobre os gentios, voltando a Jerusalém fora reprovado pelos demais apóstolos,

E ouviram os apóstolos, e os irmãos que estavam na Judéia, que também os gentios tinham recebido a palavra de Deus.
E, subindo Pedro a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão,
Dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos, e comeste com eles.

Atentemos o quanto é difícil deixar a lei, as tradições, mesmo os apóstolos que andaram com Jesus não tinham entendido direito as Boas Novas da Salvação para todos os povos, para todas as nações, pois na verdade Jesus sim tivera vindo a princípio para os judeus, para o povo de Deus, no entanto seu sacrifício na cruz do calvário fora para todos quantos crerem, independentemente de raça, e lá no princípio Deus, através do Espirito Santo, vinha lhes confirmando esta mudança para a salvação do homem, uma nova e eterna aliança entre Deus, pois a aliança que tinham anteriormente fora totalmente corrompida pelo homem, portanto não fazia mais sentido a circuncisão que tinham como sinal da aliança ( Gênesis 17:9-14) , e que já não havia mais separação entre os povos, mas o povo de Deus, passaria ser todos aqueles que cressem em Cristo Jesus, formando um só corpo.
E pelo mover do Espirito Santo, já houvera batizado o etíope, estrangeiro e eunuco, e na confirmação logo em seguida a Cornélio e sua família e amigos íntimos, sim todos gentios, mas os apóstolos ainda tinham certa resistência e estavam a contestar com Pedro que passa a se defender e expor todo o mover do Espirito Santo:

“Mas Pedro começou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo:
Estando eu orando na cidade de Jope, tive, num arrebatamento dos sentidos, uma visão; via um vaso, como um grande lençol que descia do céu e vinha até junto de mim.
E, pondo nele os olhos, considerei, e vi animais da terra, quadrúpedes, e feras, e répteis e aves do céu.
E ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro; mata e come.
Mas eu disse: De maneira nenhuma, Senhor; pois, nunca em minha boca entrou coisa alguma comum ou imunda.
Mas a voz respondeu-me do céu segunda vez: Não chames tu comum ao que Deus purificou.
E sucedeu isto por três vezes; e tudo tornou a recolher-se ao céu.

E Pedro expõe a visão que tivera, pois sim onde Deus mostra claramente que a todos os animais purificava para o sustento do homem, já também lhe tirando um ordenar da lei que totalmente já deturpada pelo homem sendo que não mais necessário sua observância; mas que tinha um significado muito além disto, como vimos na passagem de Cornélio, e assim Pedro lhes explica:

“E eis que, na mesma hora, pararam, junto da casa em que eu estava, três homens que me foram enviados de Cesaréia.
E disse-me o Espírito que fosse com eles, nada duvidando; e também estes seis irmãos foram comigo, e entramos em casa daquele homem;
E contou-nos como vira em pé um anjo em sua casa, e lhe dissera: Envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro,
O qual te dirá palavras com que te salves, tu e toda a tua casa.
E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio.

Atentemos que Lucas nos relata novamente os fatos ocorridos, que Pedro usava em sua defesa perante os demais, pois sim uma forma para que também nós pudéssemos entender que a antiga aliança, a lei, já passada, que tudo já se fizera em uma Nova e Eterna Aliança de Salvação para o homem em Cristo Jesus.

“E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.
Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus?
E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.
Atos11:16-18


Atentemos que Pedro se lembra dos ditos de Jesus quando ressurreto lhes houvera falado ( Atos 1: 5) , vejamos que Lucas fala a princípio dos circuncisos( aliança para com Deus) e incircuncisos (gentios), e Pedro está a falar da Nova e eterna Aliança em Cristo Jesus,em seu sangue derramado na cruz,  e vem lembrar do batismo tanto o de João quanto do Espirito Santo, pois sim a forma de agora declararmos que fazemos parte da Nova Aliança, não mais a circuncisão.
E lá na casa de Cornélio viera o Espirito Santo sobre todos, a confirmação de Deus de que houvera purificação para todos os povos no sangue de Jesus, e Pedro continua a dizer de como não batizá-los então na água se já tinham recebido o batismo no Espirito, quando então todos passam a entender o agir de Deus e se apazíguam e glorificam a Deus pela salvação no arrependimento por parte dos gentios também.

E nós quando em dúvidas quanto a lei, tradições, rituais, nos deixamos ser orientados pelo Espirito Santo de Deus? Vamos conferir no Evangelho qual a posição de Jesus, entendemos sua doutrina, que deixada pelos apóstolos que diretamente com Ele aprenderam? Estamos realmente vivendo a Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus?

Entendemos realmente que Deus não faz acepções de pessoas? Que seu Santo Espirito é sobre todos que crerem e aceitarem a Salvação em Cristo Jesus?



Nós somos judeus por natureza, e não pecadores dentre os gentios.
Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.
Gálatas 2:15,16

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Versículos do dia: O centurião Cornélio- 2


E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;
Atos10:34

Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?
E mandou que fossem batizados em nome do Senhor.
Atos10:47,48







Pedro tivera a visão do vaso descido do céu onde se encontrava todo tipo de animais e ordenado que matasse e comece se recusa por ter coisa segundo a lei imunda, mas é advertido de que não julgasse imundo o que Deus purifica, e fica a meditar sobre o que seria aquela revelação, além de que toda carne é purificada para comer, e sendo chamado por Cornélio, gentio, a quem os judeus não podiam se ajuntar, já lhe aparece uma primeira resposta que não podia julgar ninguém impuro, e lá chegando encontra muitos reunidos, e a eles começa a pregar de Jesus.

E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;
Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.

Atentemos que começa justamente falando que Deus não faz acepções de pessoas, razão pela qual estava ali, e já mencionando como verdade pois lembrando-se das Escrituras, bem como de que é agradável a Deus a Nação que o teme e faz o que é justo,


Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;
Que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa.
Por isso amareis o estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito.
Deuteronômio 10:17-19

Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança.
Salmos 33:12

Bem-aventurado o povo ao qual assim acontece; bem-aventurado é o povo cujo Deus é o Senhor.
Salmos 144:15


E continua seu discurso já pregando sobre Jesus:

A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos);
Esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo que João pregou;
Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.
E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judéia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro.
A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse,
Não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus antes ordenara; a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressuscitou dentre os mortos.
E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.
A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.
Atos10:36-43

Em sua pregação, que descrita aqui por Lucas, frisa o batismo do arrependimento, a virtude do Espirito Santo com Jesus, seus testemunhos pessoais, sua morte e ressurreição, suas aparições ressurreto, que fora constituído por Deus juiz dos vivos e dos mortos, de que já era previsto nas Escrituras pelos profetas, o messias prometido, e por fim a salvação a todos quanto crerem.

Agora imaginemos quão grande devia ser a atenção e aceitação dos presentes, lembrando que todos eram gentios que viviam no temor do Senhor, que vejamos o que acontece:

E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.
Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?
E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.
Atos10:44-48

Atentemos como é o agir de Deus para nos confirmar uma revelação, pois estavam acostumados os convertidos a receberem o Espirito Santo depois do batismo, mas ali desce o Espirito Santo sobre aqueles que gentios eram portando não batizados nem mesmos circuncidados conforme a lei, o que deixou todos que vieram com Pedro maravilhados sobre aquela manifestação.
Neste agir que Pedro tem todas suas respostas quanto a visão que tivera, pois Deus havia ali purificado a todos aqueles gentios, realmente uma confirmação, e que Deus verdadeiramente não faz acepções de pessoas.
E desta forma então a resposta também a Cornélio sobre o que mais lhe era necessário: a Salvação em Cristo Jesus.
Pedro então ordena que todos fossem batizados.

Quão maravilhoso é nosso Deus!
E neste dia também o cumprimento de mais uma profecia, que o estrangeiro temente a Deus teria parte com o povo de Deus:

E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança,
Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.
Assim diz o Senhor DEUS, que congrega os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajuntaram.
Isaías 56:6-8


Que tenhamos entendido esta passagem que vimos ontem e hoje, de que nada adianta uma vida somente de boas obras, que necessário é a Salvação em Cristo Jesus para que tenhamos herança no reino dos céus, e que esta é para todos quantos temerem a Deus e crerem em Seu Filho Amado Jesus como Único e Suficiente Salvador. E que fé e boas obras andam juntas para serem vivas, pois uma sem a outra é morta.
Que para Deus verdadeiramente não há acepções de pessoas, a Salvação em Cristo Jesus é para todos quantos crerem! Que não cabe a nós julgarmos ninguém, pois é o sangue de Jesus que, a todos que crerem, purifica e salva.
Que a lei já havia sido cumprida em Cristo Jesus, pois até os gentios, não circuncidados, recebiam o Espirito Santo agora pela Graça Maravilhosa de Deus.

Que tenhamos entendido também que cabe a igreja, cabe a nós, a missão de anunciar as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus, que nem os anjos tem esta missão, que cabe a igreja que nesta passagem é representada por Pedro. E ai sim teremos então os anjos agindo em nosso favor para cumprirmos com a obra de Deus. 

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Versículos do dia: O centurião Cornélio- 1


Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus.
Atos10:2

E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado.
Atos10:33








E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana,
Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus.
Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio.
O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus;
Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro.
Este está hospedado com um certo Simão curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer.
E, retirando-se o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus criados, e a um piedoso soldado dos que estavam ao seu serviço.
E, havendo-lhes contado tudo, os enviou a Jope.
Atos10:1-8


Vejamos, Cornélio, centurião romano, portanto era gentio, nome dado pelos judeus aos não judeus, nesse sentido, também eram chamados de 'gregos'.
Atentemos que mesmo gentio ele tinha simpatia pelos judeus e temia a Deus Único, era piedoso, fazendo muitas esmolas ao povo, e tinha o costume de orar a Deus como os judeus.
Era ele tão temente a Deus, que teve uma visão de um anjo de Deus, e atemorizado ao ser chamado por ele pelo nome, pergunta do que se tratava, e atentemos bem que disse o anjo que viera por causa das orações dele, por causa das esmolas que fazia, mas atentemos muito bem que não bastava somente isso, pois diante destas coisas tinha que chamar a Pedro para que soubesse o que lhe era ainda necessário fazer.
Atentemos muito bem, pois não basta sermos piedosos e conhecermos o nome de Deus, somente as boas obras não são suficientes, lembremos no caso de Dorcas tinha as boas obras mas era discípula de Jesus tinha recebido o Espirito Santo de Deus e fora ressuscitada.
Agora atentemos também o quanto Cornélio fora obediente, e prontamente envia homens a buscar Pedro.
Pois sim não basta também ter uma visão de Deus, tem que haver a atitude de obedecer seu mandar.
Poderia o anjo ali mesmo já ter dito, já ter pregado de Jesus, mas entendamos bem que esta missão não é dos anjos, mas sim é nossa, por isso ele ordena que fosse buscar Pedro.


“E no dia seguinte, indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta.
E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos,
E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra.
No qual havia de todos os animais quadrúpedes e feras e répteis da terra, e aves do céu.
E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come.
Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.
E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se ao céu.
Atos10:9-16


Atentemos bem o que é o agir do Espirito Santo de Deus, pois enquanto estavam os homens de Cornélio já quase chegando a Pedro, este tem uma visão, um arrebatamento dos sentidos, e se viu diante do céu aberto, e descendo um vaso como um lençol onde havia todo tipo de animais tanto terrestre quanto aves do céu, tanto o que era considerado puro como impuro para se comer conforme a lei, e ouviu ainda uma voz ordenando que matasse e comece de tudo, mas Pedro retruca dizendo que não pois nunca comera coisa igual e imunda. Mas atentemos muito bem ao que a voz lhe diz que não fizesse ele diferença entre as coisas as julgando comum e impuras se Deus as purificou.
Atentemos que a resistência de Pedro fora tanta que por três vezes lhe fora repetido, retirando-se depois tal vaso ao céu.
E ficou Pedro meditando no que representaria aquela visão além de se considerar toda carne pura para se comer o que fora bem esclarecido, nisto chega os homens enviados por Cornélio:


“E estando Pedro duvidando entre si acerca do que seria aquela visão que tinha visto, eis que os homens que foram enviados por Cornélio pararam à porta, perguntando pela casa de Simão.
E, chamando, perguntaram se Simão, que tinha por sobrenome Pedro, morava ali.
E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam.
Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei.
E, descendo Pedro para junto dos homens que lhe foram enviados por Cornélio, disse: Eis que sou eu a quem procurais; qual é a causa por que estais aqui?
E eles disseram: Cornélio, o centurião, homem justo e temente a Deus, e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus, foi avisado por um santo anjo para que te chamasse a sua casa, e ouvisse as tuas palavras.
Atos10:17-22

Atentemos muito bem ao agir do Espirito Santo, que nos vem esclarecer qualquer dúvida que tivermos, pois ali revela a Pedro que aqueles homens estavam a porta procurando por ele, seria a resposta ao que mais Pedro queria da visão que tivera.
Mas atentemos muito bem que para ter o esclarecimento total da visão, Pedro não poderia duvidar que a partir daqueles homens seria esclarecido, portanto os tinha que acompanhar, atentemos bem tinha um obedecer a cumprir.
Assim acontece conosco, as vezes temos alguma dúvidas sobre algo e Deus nos coloca a frente um mandar que a princípio pode não ter nenhuma ligação com nosso anseio, mas é através da obediência que teremos nossas respostas, é onde Deus determinar.
Atentemos ainda que de nada nos adianta ansiedade, um querer obter logo a resposta, pois veja que Pedro também logo indaga o que queriam aqueles homens esperando a resposta as sua duvidas naquele momento. Mas atentemos muito bem que o que ele tinha que fazer era acompanhar aqueles homens, era cumprir seu ministério pregando a palavra a todas as nações, ou seja até aos gentios, dai viria suas respostas.
E Pedro obedece

Então, chamando-os para dentro, os recebeu em casa. E no dia seguinte foi Pedro com eles, e foram com ele alguns irmãos de Jope.
E no dia imediato chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos.
E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou.
Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.
E, falando com ele, entrou, e achou muitos que ali se haviam ajuntado.

Vejamos que Cornélio cria que Pedro sim viria com os homens que enviou, cria que a visão que tivera era verdadeiramente de Deus e o que aconteceria ali também era providencia de Deus, portanto providencia a recepção convidando ainda aqueles a quem amava, seus mais próximos, que provavelmente viviam na mesma fé que ele embora gentios.
E tão ansioso estava por aquele momento que até adora a Pedro quando este chega, mas atentemos muito bem que Pedro não aceita adoração, dizendo ser homem também, apenas um enviado de Deus. E surpreendido ficou Pedro de encontrar ali tantos o esperando.
Pois bem que nunca venhamos nos gloriar ou aceitar adorações por parte de outros, pois somos todos apenas enviados de Deus, toda a honra, e glória e adoração tão somente ao Senhor.
Vejamos como faz seu discurso:


“E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo.
Por isso, sendo chamado, vim sem contradizer. Pergunto, pois, por que razão mandastes chamar-me?
E disse Cornélio: Há quatro dias estava eu em jejum até esta hora, orando em minha casa à hora nona.
E eis que diante de mim se apresentou um homem com vestes resplandecentes, e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus.
Envia, pois, a Jope, e manda chamar Simão, o que tem por sobrenome Pedro; este está hospedado em casa de Simão o curtidor, junto do mar, e ele, vindo, te falará.
E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado.
Atos10:28-33

Atentemos que Pedro já tinha tido uma resposta a sua dúvida, que a nenhum homem deveria chamar comum ou imundo, e assim começa seu discurso, falando que pela lei não lhe era lícito se ajuntar a eles, mas que ali estava por ordenança de Deus que não faz acepções de pessoas. E indaga ao que o mandaram chamar, e Cornélio lhe relata o ocorrido.
Atentemos que Cornélio revela que naquele dia estava em jejum, pois sim o jejum nos serve para nos esvaziarmos do mundo e nos achegarmos a Deus em oração, e respectivamente Deus se achega a nós, e fora assim que tivera a visão.
Cornélio havia entendido que para Deus não bastava suas boas obras que era necessário algo mais, e sabia que Pedro lhes falaria o que Deus os mandaria fazer.
Amanhã veremos como Pedro continua seu discurso.

Atentemos que lição tiramos até aqui, pois Cornélio temia a Deus como o fora apresentado, com uma lei já totalmente corrompida pelos judeus, os fariseus e saduceus, e mesmo que vivesse de uma forma a não buscar por honras e glórias como muitos daqueles, mesmo que fizesse boas obras, não lhe era suficiente, vivia de acordo com as tradições dos judeus, teria que nascer de de novo, como fora por Jesus ensinado a outro judeu, Nicodemos ( João 3:1-15) .
Vejamos a diferença entre Cornélio e Dorcas, ambos faziam boas obras, mas Dorcas estava pronta para a ressurreição em Cristo Jesus, pois discípula e serva do Senhor Jesus, tanto que fora ressuscitada ainda nesta vida para continuar sua vida de discípula, enquanto Cornélio ainda não conhecia a Jesus como Salvador.



Atentemos muito bem que de nada adianta as tradições, os rituais, por mais que acompanhados de boas obras, necessário nos é Cristo Jesus para termos garantido uma vida eterna na Presença de Deus.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Versículos do dia: A ressurreição de Dorcas


E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto.
Atos9:37

Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.
Atos9:40







Estava Pedro em Lida onde tinha curado a Enéias, e ali perto havia uma cidade chamada Jope,

“E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.
E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto.
E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles.
E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas.

Atentemos que Tabita (nome em aramaico) ou Dorcas (nome em grego), era discípula de Jesus, logo provavelmente era batizada e também cheia do Espirito Santo. Sendo ainda cheia também de boas obras e de dar esmolas, e não é o que fazia não, dava também muito amor, pois vejam como as viúvas, necessitadas daquela época, choravam por ela, e muito importante e amada era naquela comunidade, pois veja qual fora a atitude dos discípulos que ali viviam, em buscar Pedro com urgência, pois sim criam eles que poderia haver o milagre da ressurreição, poderiam sim ter Dorcas de volta.
Vejamos devia sim ser um exemplo de discípula, devia sim pregar muito o nome de Jesus aos que a rodeavam, pois assim qualificada por Lucas; não devia ser rica, mas sim uma costureira, pois as viúvas mostravam as roupas feitas por ela, no entanto era muito rica em boas obras, pois vimos o quanto a respeitavam, que até a queriam ressuscitada.
E Pedro ao ser chamado para aquele velório com urgência, prontamente se dispõe e acompanha os homens que o foram buscar.


Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.
E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva.
E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor.
E ficou muitos dias em Jope, com um certo Simão curtidor.
Atos9:40-43

Lembremos que Pedro fora uma das testemunhas da ressurreição da filha de Jairo (Marcos 5:37-42), e da mesma forma como Jesus houvera determinado que todos saíssem, assim também o fez Pedro, que se pôs de joelhos e orou, mas atentemos bem que não ficou esperando algo acontecer, de imediato foi até o corpo e ordenou 'levanta-te'. E aconteceu o milagre.
Transformou o funeral em uma festa de alegria.
O que ficou conhecido por toda a Jope e muitos passaram a crer em Jesus. E ali ficou Pedro muitos dias exercendo seu ministério.

Este fora o primeiro milagre de ressurreição depois da morte de Jesus, e fora Pedro que o realizou, ele que ordenou a Dorcas que se levantasse, sim o poder que fora dado por Jesus aos discípulos de realizarem tudo quanto realizava e ainda mais ( João 14:12), o que Pedro realmente assumiu para si. E assim seguia os sinais e prodígios com os discípulos.

Esta passagem pode nos trazer muitas lições, como a lição de fé que tiveram aqueles discípulos, embora que com a fé que tinham nenhum deles assumia o poder concedido por Jesus, mas mandaram chamar Pedro que com fé e a confiança de que sua oração fora ouvida, que não fica esperando o milagre acontecer, vai e ordena a Dorcas para se levantar.
E como anda nossa fé? E nossas atitudes de fé? Assumimos o poder que Jesus nos concede e nos dispomos a realizar os sinais que nos acompanham?

A lição de vida que nos é deixada por Dorcas, mesmo que não seja muito falado de sua vida, mas o pouco foi suficiente para sabermos que era obediente ao Senhor, pois fazer boas obras, ajudar os pobres já era mandar de Deus desde os primórdios dos tempos, e Jesus também ensinava isto em seu ministério, e amar o próximo era notório que ela amava; e Dorcas também tinha fé sim sendo discípula, mas a demonstrava com suas boas obras e amor, no que todos a reconheciam,
E como andam nossas boas obras? E nosso amor ao próximo?

“Quando entre ti houver algum pobre, de teus irmãos, em alguma das tuas portas, na terra que o Senhor teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a tua mão a teu irmão que for pobre;
Antes lhe abrirás de todo a tua mão, e livremente lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade.
Deuteronômio 15:7,8

“E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e nào lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Tiago 2:15-17

Nisto podemos fazer uma comparação do que é a ressurreição em Cristo Jesus, pois sim pela Salvação que somente Ele nos pode dar, somente em seu sangue somos purificados e nos é garantida a ressurreição naquele dia, no entanto no ser nova criatura, ser filho de Deus, exige sim uma vida com boas obras, pois de que nos adiante termos fé e não seguirmos então seus ensinamentos? Pois sim a fé com obras é o que nos faz viver a ressurreição.
Que vivamos assim como Dorcas ricamente em boas obras para sermos compatíveis com a ressurreição que nos é reservada para quando Jesus voltar.



“Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,
Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;
O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze.
Tito 2:12-15

Pois sim, todos serão ressuscitados no Grande Dia do Senhor, mas já está escrito que uns para a Vida Eterna junto a Deus e outros para condenação, e somente os que aceitaram a salvação em Cristo Jesus é que para eternidade junto a Sua Presença, e esta não vai ocorrer por um acaso, ela é fruto de uma caminhada com Jesus, assim como Dorcas caminhava, que mesmo morrendo suas boas obras estavam vivas, um memorial que deixamos aqui. Como Pedro, que pregava bem o evangelho de Jesus, mas seguia sua doutrina, realizava as boas obras que Jesus lhe atribuiu, assumiu verdadeiramente o poder que lhe fora concedido, não ficava só nos discurso, pois este não salva ninguém (Mateus 7:16), nem as boas obras sozinhas sem a fé e aceitação da salvação em Cristo Jesus, mas um viver que deixe um memorial que não morre.

Mas lembremos do que vimos no princípio do livro de atos, tudo no mover do Espirito Santo, nada por obrigação, medo, mas sim com alegria, pois Deus ama ao que dá com alegria, e o faz prosperar para que abunde em boas obras, para glorificar o nome do Senhor, e para que fiquem para sempre!

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
Conforme está escrito:Espalhou, deu aos pobres;a sua justiça permanece para sempre.
2 Coríntios 9:7-9


Ele espalhou, deu aos necessitados; a sua justiça permanece para sempre, e a sua força se exaltará em glória.
Salmos 112:9

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Versículos do dia: Saulo prega a Cristo Jesus- de perseguidor a perseguido


E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus.
Atos9:20

E falava ousadamente no nome do Senhor Jesus. Falava e disputava também contra os gregos, mas eles procuravam matá-lo.
Atos9:29







A conversão de Saulo fora de espanto para os judeus, pois este que era conhecido de todos por perseguir aos cristãos, logo passou a pregar sobre a salvação em Cristo Jesus, filho de Deus, nas sinagogas de Damasco:


“E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus.
E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes?
Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo.
E, tendo passado muitos dias, os judeus tomaram conselho entre si para o matar.
Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo; e como eles guardavam as portas, tanto de dia como de noite, para poderem tirar-lhe a vida,
Tomando-o de noite os discípulos o desceram, dentro de um cesto, pelo muro.
Atos9:20-25

E quanto mais ficavam pasmados com aquela mudança de vida de Saulo, mais este se esforçava e confundia os judeus que moravam em Damasco para provar que Jesus era o Cristo de Deus.
Desta forma os judeus do local decidiram matar a Saulo, pois ameaçava suas tradições, e ficavam de sentinela nas portas da cidade para que não fugisse e pudessem lhe tirar a vida.
Agora atentemos de como os discípulos dali ajudam Saulo a escapar da cidade, a noite o colocam dentro de um cesto e o desce pelo muro.
Pois sim o que perseguia agora era perseguido, já começou Saulo a sentir na pele como seria seu ministério, mas não fugiu dele e foi se juntar aos discípulos em Jerusalém :


“E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo.
Então Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor e lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus.
E andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo,
E falava ousadamente no nome do Senhor Jesus. Falava e disputava também contra os gregos, mas eles procuravam matá-lo.
Sabendo-o, porém, os irmãos, o acompanharam até Cesaréia, e o enviaram a Tarso.
Atos9:26-30

A fama de perseguidor que tinha Saulo fazia com que os discípulos não acreditassem em sua conversão, e o temiam ter com eles. No entanto Barnabé o leva aos apóstolos e o defende e lhes conta de como fora sua conversão e como já ousadamente houvera pregado Jesus nas sinagogas em Damasco.
A partir de então Saulo permaneceu com os apóstolos, e com eles ia e vinha e ousadamente falava no nome do Senhor Jesus e assim também discutia com os gregos, e então procuravam matá-lo. E assim teve que fugir dali, sendo acompanhado pelos irmãos até Cesaréia donde lhe enviaram a sua cidade natal Tarso. E indo para lá passaria a pregar as Boas novas da Salvação em Cristo Jesus para os da Cilicia e Síria.

Vejamos nos dias em que Saulo passou com os discípulos em Damasco e com os apóstolos em Jerusalém, muito aprendeu sobre a doutrina de Jesus, pois bem claro que estava muito empenhado em proclamar a Salvação em Cristo Jesus.
Atentemos que da mesma forma como tinha aquele vigor em perseguir os cristãos, com sua conversão passou a tê-lo para pregar sobre Jesus, sem se intimidar, falando ousadamente do Nome Jesus, o zelo que tinha para com a lei anteriormente, passou a desempenhar na Palavra de Jesus, na mensagem da cruz, e mesmo que não tivesse andado pessoalmente com Jesus, tivera um encontro com Ele ressuscitado, e de sua experiência pessoal que o testemunhava.


Com a conversão de Saulo, o pior perseguidor da igreja, esta pode ter paz e indo se edificando e se multiplicando

“Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.
Atos9:31

E a igreja crescia andando sempre no temor do Senhor e na consolação do Espirito Santo, e ia se cumprindo a promessa de Jesus, com os sinais acompanhando os apóstolos e discípulos.

“E aconteceu que, passando Pedro por toda a parte, veio também aos santos que habitavam em Lida.
E achou ali certo homem, chamado Enéias, jazendo numa cama havia oito anos, o qual era paralítico.
E disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou.
E viram-no todos os que habitavam em Lida e Sarona, os quais se converteram ao Senhor.
Atos9:32-35

E assim ia se edificando a igreja, muitos criam e se convertiam.

E como tem se edificado a igreja de Cristo hoje? No temor do Senhor verdadeiramente?
Pois o Espirito Santo que nos acompanha é o mesmo, Consolador, Encorajador, que nos guia e orienta em toda a Palavra da Verdade de Deus.

E não era só nos primórdios que a igreja necessitava se edificar e crescer, continua tendo esta necessidade nos dias atuais, pois ainda são multidões que não estão na Salvação em Cristo Jesus, e cabe a nós este crescimento da igreja.
Será que ainda tem conversões como as de Saulo, impactantes, para provar que Jesus é o Cristo de Deus, Único e Suficiente Salvador?
Temos para com a obra de Deus a mesma disposição fervorosa que tínhamos para as festas, comemorações de vitórias dos ídolos terrestres, alegrias com as coisas do mundo? Falamos de Cristo Jesus ousadamente?
Será que os sinais estão seguindo aos discípulos e apóstolos até os dias de hoje?
Vimos que Saulo se empenhava, assim como os discípulos e apóstolos, não desistiam e continuavam em crescimento no puro evangelho de Jesus. E nós estamos nos empenhando? Ou nos convertemos para ficar sentados num banco de igreja?
Atentemos que não buscavam fama, glória própria, mas defendiam tão somente o Nome de Jesus, tão somente nos ensinamentos de Jesus, deixando para trás todo tipo de tradição dos anciões para se firmarem como corpo de Cristo.
Não pensavam em prosperidade pessoal, mas sim na prosperidade da igreja, e atentemos muito bem que somente na mesma doutrina que aprenderam os apóstolos com Jesus. Como já vimos um só corpo em Cristo Jesus. Será que assim continua a igreja hoje? A resposta para 'um só corpo' a verdadeira igreja de Cristo Jesus, deve ser que sim, fora disto não estamos caminhando para o reino dos céus, precisamos então rever nossos conceitos assim como Paulo teve que rever os dele.


segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Versículos do dia: A conversão de Saulo (Paulo)


E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
Atos9:4

E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado
Atos9:18







Lembremos da morte de Estevão, quando Saulo estava presente consentindo e ainda guardando suas vestes, e logo em seguida de como perseguia os cristãos, assolando a igreja (Atos 8:1-3 ).

E quem era Saulo? Vejamos o que ele mesmo diz:
“...porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. -Romanos 11:1
“...circuncidado ao oitavo dia, da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu e filho de hebreus. Quanto à lei, fariseu;Filipenses 3:5
“...Na verdade que sou um homem judeu, cidadão de Tarso, cidade não pouco célebre na Cilícia;...Atos 21:39
“...Homens irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseu;...Atos 23:6
“...que vivi segundo a seita mais rigorosa da nossa religião, isto é, como fariseu.Atos 26:5

“...Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade, instruí-me aos pés de Gamaliel, em toda a observância da lei de nossos pais, partidário entusiasta da causa de Deus como todos vós também o sois no dia de hoje. Eu persegui de morte essa doutrina, prendendo e metendo em cárceres homens e mulheres.Atos 22:3,4

“ ...a nós que somos cidadãos romanos,...Atos 16:37

Pois sim Saulo, que também usava o nome latino de Paulus, tinha dupla cidadania, nascido em Tarso da Cilicia, Turquia, e com cidadania reconhecida em Roma, mas filho de hebreus, viveu em Jerusalém como fariseu e fora instruído junto ao mais respeitado doutor na lei da época, Gamaliel, o ancião neto de Hilel o preeminente mestre judeu; devia sim ser de família muito rica para poder estudar que naquela época era privilégio somente dos mais ricos da sociedade, e ainda manter-lhe cidadania romana.
Atentemos que embora Lucas em Atos não mencione mais suas perseguições, mas ele as declara depois como muito intensas antes de partir para Damasco; era judeu, fariseu, com muito estudo das Escrituras Sagradas, religioso fervoroso.

“ E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.
E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.
E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.
Atos9:1-9

Dá para imaginar o que fora para Saulo aquele momento? A princípio estava ali sem poder olhar para a reluzente luz que transmitida, que o rodeava, não tinha como virar o rosto para lado nenhum, estava totalmente envolvo, e caiu em terra. Talvez tivesse pensado que estava tendo uma revelação de Deus confirmando-lhe então o que estava disposto a fazer. Mas não, era um encontro com Jesus, que para ele era apenas um homem rebelde morto, e estava ali a ouvir sua voz, e lhe indagas porque lhe perseguia.
Um judeu totalmente convicto por sua crença e pelos estudos que tinha de que perseguia os cristãos como uma seita que estava pondo em risco suas tradições e o templo, e de repente lhe é surpreendido a dizer o porque fazia aquilo pelo próprio Jesus. Realmente muito duro para ele não ceder ao que a ele próprio estava acontecendo, uma experiência pessoal, não tinha como negá-la. Tremia todo e espantado, só lhe restava crer, e instantaneamente já reconhece Jesus por Senhor, e lhe fica submisso.
Creio eu que Paulo não era como muitos fariseus que buscavam glória própria que pensavam em seus interesses somente, mas sim tinha uma lealdade ao Deus que cria, por isto fora ali surpreendido por Jesus.
Mas ao levantar depara-se com uma cegueira, e sendo conduzido obedece a Jesus indo para a cidade.
E por três dias ficou sem ver, e neste tempo fez jejum. Imagino que muito, mais muito teve o que refletir neste período, pois uma guinada radical em sua vida, caia por terra suas crenças e tradições, tinha que rever seus conceitos, com todo seu conhecimento das Escrituras teria que enxergá-los de forma diferente. Estava deixando seu passado e não sabia o que lhe reservava o futuro. E assim orava a Deus.
Este é o agir de Deus na vida do pecador que vem a reconhecer Jesus por Salvador, muda sua vida, muda sua história, os elege de criaturas a filhos de Deus, mas é claro que para esta mudança vai ter dias de 'escuridão' que será necessário muito refletir, muita oração, jejuns, muito empenho para se esvaziar de si mesmo e poder então receber ao Espirito Santo.


“ E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.
E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;
E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.
E Deus já tinha tudo preparado, e em visão ordena a Ananias, um discípulo pronto a atender ao chamado, que fosse ao encontro de Saulo para lhe impor as mãos, e ao mesmo tempo da uma visão a Saulo de que um homem chamado Ananias o iria fazer ver novamente.
Atentemos como é o agir do Espirito Santo de Deus, e o quanto os novos discípulos que iam se agregando na igreja tinham de seu poder, pois Ananias teve a visão e ouviu a voz do Senhor. Mesmo assim indaga a Deus, pois conhecia a fama de Saulo,

“E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.
E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.
E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco.
Atos9:13-19


Atentemos que Ananias demonstra seu medo em obedecer a ordem de Deus, que foi totalmente sincero com Deus, no que Deus então lhe acalma e lhe diz de seu propósito. Atentemos ainda que assim Ananias prontamente obedece ao Senhor, mesmo que estive achando estranho, mas confia em Deus, vai e realiza tudo conforme lhe fora ordenado.
Agora atentemos de como é o agir de Deus, totalmente incompreensível a nossos olhos, pois fizera se converter o pior perseguidor da igreja, o escolhera, para colocá-lo em ministério tão importante, que era pregar tanto aos gentios, aos reis e aos filhos de Israel. Pois vejamos assim como ele próprio, Saulo, fizera padecer os cristãos, também padeceria em pregar a Cristo Jesus.
Vejamos que fora por completo a conversão de Saulo, que reconhecendo verdadeiramente que Jesus era Deus, fora batizado e recebera o Espirito Santo. E permaneceu com os discípulos que ali residiam.



E nós revemos nossos conceitos? Verdadeiramente passamos a enxergar toda a Verdade de Deus em Cristo Jesus? ou permanecemos cegos, apegados  em nossas tradições, em coisas do mundo?   

E nós estamos atentos ao mover do Espirito Santo? Conseguimos, e estamos sempre prontos, a ouvir a voz do Senhor? Somos totalmente sinceros com Deus até mesmo para demonstrar insegurança a certos ordenares do Espirito?

Que sejamos sinceros em vez de apenas não dar ouvidos, de não obedecer, que aguardemos o confirmar de Deus nos acalmando, pois sim que tudo tem seu propósito em Deus. Então que prontamente obedeçamos Seu mandar.    
“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.