Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 16 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Segunda viagem missionária – Paulo em Corinto



E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.
Atos18:4


E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales;
Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.
Atos18:9,10







Depois de Paulo ter tido que se apresentar no Areópago em Atenas, seguiu viagem indo para Corinto.


E depois disto partiu Paulo de Atenas, e chegou a Corinto.
E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles,
E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.
E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.
Atos18:1-4

Em Corinto Paulo deve ter se demorado bom tempo, pois tivera uma residência fixa junto a Áquila e sua esposa Priscila, e atentemos que este trabalhava para seu sustendo e tinha por ofício fazer tendas. E todos os sábados pregava na sinagoga onde ia se convertendo tanto judeus como gregos.
Mas como testificara aos judeus que Jesus era o Cristo, fora por eles blasfemado e sacudindo suas vestes disse que já havia feito sua parte que estava limpo da condenação que viria sobre eles.


“E, quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, foi Paulo impulsionado no espírito, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo.
Mas, resistindo e blasfemando eles, sacudiu as vestes, e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora parto para os gentios.
E, saindo dali, entrou em casa de um homem chamado Justo, que servia a Deus, e cuja casa estava junto da sinagoga.
E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados.
E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales;
Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.
E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.
Atos18:5-11


E permanecendo em Corinto pregava então aos gentios. E esteve na casa de Justo que era junto a sinagoga, e anunciava ao Senhor Jesus, sendo crido por um principal da sinagoga, Crispo, bem como toda sua casa, assim como muitos dos coríntios, sendo batizados.
Formando-se ali a igreja de Cristo, e Paulo era perseguido pelos judeus, mas teve uma visão na qual Deus lhe fala para não temer, mas falar e não se calar, pois tinha ali grande povo a se agregar na igreja.
E Paulo permaneceu com eles um ano e seis meses, ensinando e firmando a igreja na Palavra de Deus.

“Mas, sendo Gálio procônsul da Acaia, levantaram-se os judeus concordemente contra Paulo, e o levaram ao tribunal,
Dizendo: Este persuade os homens a servir a Deus contra a lei.
E, querendo Paulo abrir a boca, disse Gálio aos judeus: Se houvesse, ó judeus, algum agravo ou crime enorme, com razão vos sofreria,
Mas, se a questão é de palavras, e de nomes, e da lei que entre vós há, vede-o vós mesmos; porque eu não quero ser juiz dessas coisas.
E expulsou-os do tribunal.
Então todos os gregos agarraram Sóstenes, principal da sinagoga, e o feriram diante do tribunal; e a Gálio nada destas coisas o incomodava.
Atos18:12-17

Sendo Paulo levado ao tribunal nem teve oportunidade de falar, pois Gálio o procônsul expulsou a todos por não querer se envolver com a palavra e lei dos judeus e nem se incomodou em ser Sóstenes, principal da sinagoga, ferido diante do tribunal.

“ E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áqüila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto.

Aqui temos outro ponto polêmico, Paulo fizera voto de Nazireu? Lucas não se refere a que voto tinha feito Paulo, mas na lei o voto em que se raspava a cabeça era o nazireado ( Numeros 6:1-21), e como Paulo o faria se já havia se abolido a lei em Cristo Jesus? E ainda um voto que envolvia sacrifícios. Mas atentemos que era uma parte da lei de voto especial e pessoal, onde a pessoa de separava por determinado tempo para se consagrar ao Senhor, e Paulo o tinha feito por causa pessoal sendo ele judeu, e este um costume já enraizado no viver judaico, coisa que necessário seria muito tempo para ir se desfazendo entre o povo, mesmo ao meio dos convertidos, mas Paulo não impunha a ninguém tal feitos, no entanto também não os proibia para não levantar alguma revolta entre a nação.
Não temos por costume o voto de nazireu, mas voto é voto até os dias de hoje, não deve ser imposto por ninguém, mas se alguém fizer um voto com Deus, que o cumpra tal como feito.

E partindo dali chega em Éfeso onde deixa Priscila e Áqüila, mas ele prega na sinagoga :


E chegou a Éfeso, e deixou-os ali; mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os judeus.
E, rogando-lhe eles que ficasse por mais algum tempo, não conveio nisso.
Antes se despediu deles, dizendo: É-me de todo preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém; mas querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso.
E, chegando a Cesaréia, subiu a Jerusalém e, saudando a igreja, desceu a Antioquia.
E, estando ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela província da Galácia e da Frígia, confirmando a todos os discípulos.
Atos18:19-23

E fora ali bem recebido pelos judeus que até lhe pediram para ficar mais tempo, mas ele tinha pressa em chegar a Jerusalém, mas deixa prometido que se fora da vontade de Deus voltaria.
Chegando a Cesaréia foi logo a Jerusalém, estando na igreja e partindo para Antioquia, Capital da Síria, de onde houvera partido em viagem missionária. Permanecendo ali algum tempo, mas partindo novamente pela província da Galácia e da Frigia onde confirmava todos os discípulos que deixara anteriormente.

Estamos vendo nas viagens missionárias de Paulo que mesmo ele encontrando dificuldades, resistências, não desistia e sempre voltando para confirmar a fé na igreja que ia crescendo.

E nós como estamos em nosso ministério? Mesmo ao meio de dificuldades persistimos? Pois somente assim pode se confirmar a fé, a nós mesmos e aqueles a quem evangelizamos.

E da mesma forma como disse a Paulo, Deus nos diz hoje:


Não temas, mas fala, e não te cales;
Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.
Atos 18:9,10

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Segunda viagem missionária- Paulo prega em Atenas


E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.
Atos17:16

Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.
Atos17:23







Paulo estava sozinho em Atenas esperando por Silas e Timóteo, mas não ficou de braços cruzados, e movido pelo Espirito Santo de Deus tinha compaixão do povo dali tão idolatras, e a eles anunciava as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus.

“E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.
De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos, e todos os dias na praça com os que se apresentavam.
E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição.
E tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?
Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos pois saber o que vem a ser isto
(Pois todos os atenienses e estrangeiros residentes, de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir alguma novidade).

Paulo pregava tanto na sinagoga dos judeus, quanto nas praças a quem estivesse interessado em ouvir.
E entre estes tinham os filósofos epicureus, ou seja da doutrina de Epicuro, filósofo grego, que se caracterizavam pela busca de uma vida feliz através de desejos e prazeres moderados e sem grandes perturbações, de administrar a dor e diminuir o medo da morte, do destino, e das divindades, defendiam também o conhecimento empirista, ou seja se guiar tão somente pela experiência vivida na prática, e da fisica do atomismo sem crer no Deus Criador, mas na hipótese atômica de que o primeiro átomo se formara do nada e ainda se guiar por uma ética moral criada por eles mesmos onde tinham a tendencia a uma vida sensual, voluptuosa, ligada a prazeres dos sentidos, dados a deleites libidinoso; e ali estavam também os filósofos estóicos, ou seja uma doutrina que aconselha a indiferença e o desprezo pelos males físicos e morais, insensíveis a paixão e ao afeto, que não se comoviam com nada; e estes contendiam com Paulo, alguns diziam ser ele um tagarela mentiroso, já outros achavam que Paulo pregava deuses estranhos, e assim o levaram ao Areópago, tribunal ateniense na época, uma assembleia de pessoas eminentes, superiores, para avaliarem sua doutrina, que estava mantendo ocupados os atenienses e estrangeiros residentes ali.


“E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos;
Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.
O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;

Paulo começa falando de suas idolatrias, com diversos altares, e atentemos bem a quantos deuses adoravam que tinham até um altar para 'o Deus Desconhecido', e sim Paulo aproveita para lhes falar deste Deus Único que realmente eles desconheciam, um Deus Criador de todas as coisas, Soberano e Senhor, e que não habita mesmo em templo feito pelas mãos dos homens como eles tinham aos montes, nem mesmo por mãos de homens é servido, sendo Ele o Criador da Vida.

Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.
Isaías 42:5

E Paulo continua falando da criação do homem e dos tempos:

“E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;
Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.
Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;
Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
Atos17:26-31

Dizendo Paulo que Deus está perto de cada um de nós, mesmo que não o possamos tocar, mas Nele vivemos, nos movemos e existimos, sim somos gerados por Deus, mesmo antes de sermos gerados no ventre de nossa mãe( Jeremias 1:5), como podemos compará-lo que seja ao ouro ou a prata, ou escultura feito pela imaginação do homem?, é o que Lucas relata resumidamente ser os dizeres de Paulo, imagino eu que ele lhes falou sobre o capitulo44 de Isaías.
Ai Paulo anuncia um Deus misericordioso, que não leva em conta o tempo de ignorância de sua existência, mas estando declarado, requer o arrependimento e assim dará a Salvação em Cristo Jesus que ressuscitou dos mortos e que julgará o homem no Dia do Senhor.

“E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez.
E assim Paulo saiu do meio deles.
Todavia, chegando alguns homens a ele, creram; entre os quais foi Dionísio, areopagita, uma mulher por nome Dâmaris, e com eles outros.
Atos17:32-34

Como sempre alguns creram, pedindo até que lhes falasse mais sobre a ressurreição em outra oportunidade, enquanto outros escarneciam.
E saindo dali, Paulo foi acompanhado de perto por alguns homens que creram, inclusive um membro do Areópago de nome Dionísio, e por Dâmaris que devia ser uma mulher importante, de prestigio, influente, pois mencionada por Lucas, entre outros.

E como já vimos em outras ocasiões a conversão de pessoas influentes sobre a sociedade, vemos aqui também com Dionísio e Dâmaris, e sim que o mover do Espirito Santo sempre, para que por estes depois fossem anunciado o Nome do Senhor Jesus levando muitos a crerem. E assim ia crescendo a igreja de Cristo.

Pois Paulo não se intimidou de ir falar no Areópago ao meio de pessoas nobres, filósofos, autoridades, mas com intrepidez pregou um Deus Bom, Único, Criador, e as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus.
E nós também não podemos nos intimidar de anunciar Jesus seja ao meio de qualquer classe de pessoas, por mais incrédulas que sejam, devemos sim nos comover em espirito pela vida destas pessoas, assim como Paulo se comoveu ali em Atenas, pois se uma apenas for alcançada, pode ser uma sementeira para o reino dos céus no futuro.




quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Segunda viagem missionária – Paulo e Silas em Tessalônica e Beréia



Expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.
Atos17:3

Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
Atos17:11







Depois de terem sido presos em Filipos, mas soltos pelo poder de Deus, Paulo e Silas seguem viagem e chegam em Tessalônica, onde Paulo prega na sinagoga dos judeus.

“ E passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus.
E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras,
Expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.
E alguns deles creram, e ajuntaram-se com Paulo e Silas; e também uma grande multidão de gregos religiosos, e não poucas mulheres principais.

Paulo discutia com eles sobre as Escrituras, no que ele era letrado, mas já com novo entendimento sobre a vinda do Messias, e deste, Jesus, anunciava e testemunhava.
Atentemos que entre os judeus apenas alguns creram, mas entre os gregos religiosos (gentios) uma multidão já cria e também muitas mulheres de posição.
E nós, como anda nossos conhecimentos das escrituras para podermos contestar com religiosos que não conhecem a Jesus por Único e Suficiente Salvador? Pois sim o Espirito Santo nos dá a Palavra certa para podermos evangelizar, no entanto para isto temos que conhecer a Palavra, temos que já ter lido, ouvido, para em momento oportuno sermos lembrados.
E nosso testemunho pessoal de ter Jesus em nossa vida como anda? Será que estão podendo ter uma boa leitura em nós quanto as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus?
Estamos preparados para enfrentar tribulações em nossa missão, em nosso ministério?

“Mas os judeus desobedientes, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos, dentre os vadios e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para junto do povo.
E, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm alvoroçado o mundo, chegaram também aqui;
Os quais Jasom recolheu; e todos estes procedem contra os decretos de César, dizendo que há outro rei, Jesus.
E alvoroçaram a multidão e os principais da cidade, que ouviram estas coisas.
Tendo, porém, recebido satisfação de Jasom e dos demais, os soltaram.
Atos17:5-9


Atentemos como os judeus desobedientes as Escrituras, se enfureciam de inveja ao verem o povo se juntando a Paulo e Silas, crendo de uma forma diferente daquela que eles acostumados por tradição a ensinar, as Escrituras já distorcidas mas que se faziam garantir uma posição de povo de Deus. Mas atentemos muito bem que não por crença mas movidos por inveja, pura enganação de satanás que os fazia se juntar com homens perversos e vadios para fazerem motim.
E mesmo não achando a Paulo ou Silas, os judeus levam presos Jason mais alguns irmãos, que tinham hospedado Paulo e os demais, e com injurias os caluniavam, causando alvoroço entre o povo. No entanto os presos se justificam e pagam fiança estipulada sendo soltos.

“E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos homens.
Mas, logo que os judeus de Tessalônica souberam que a palavra de Deus também era anunciada por Paulo em Beréia, foram lá, e excitaram as multidões.
No mesmo instante os irmãos mandaram a Paulo que fosse até ao mar, mas Silas e Timóteo ficaram ali.
E os que acompanhavam Paulo o levaram até Atenas, e, recebendo ordem para que Silas e Timóteo fossem ter com ele o mais depressa possível, partiram.
Atos17:10-15

Atentemos que os judeus do local mais instruídos nas Escrituras a elas examinavam quanto a tudo que pregavam Paulo e Silas, e de bom gosto recebiam a Palavra das Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus, e muitos entre eles creram e também mulheres de classe nobre entre as gregas, e muitos homens gentios.
Agora vejamos como enfurecido ficava o infeliz satanás vendo a igreja de Cristo crescer, que faz com que os judeus de Tessalônica fosse até Beréia para alvoroçar o povo e prender a Paulo, no entanto os irmãos daquele local envia Paulo para Atenas por caminho do mar, ficando ali Silas e Timóteo, que logo em seguida recebem através dos que acompanharam Paulo, ordens deste para que o mais rápido possível o fosse encontrar.

Como temos visto desde a primeira viagem missionária de Paulo e agora na segunda, nada fácil era seu ministério, mas ele não desistia, e sim perseverava em anunciar a Jesus por toda a redondeza de onde era expulso, mas deixando sempre grande número de agregados a igreja. E assim ia crescendo o corpo de Cristo no mover do Espirito Santo.

E assim o é até os dias de hoje, não é fácil aos que pregam o Evangelho genuíno de Jesus, os que verdadeiramente anuncia as Boas Novas da Salvação tão somente em Jesus, o infeliz maligno se enfurece, e sobrevêm tribulações sobre os pregadores da Palavra da Verdade de Deus, tudo no intuito de enfraquecer o corpo da igreja, mas que não nos abalemos que perseveremos como Paulo o fazia, sempre confiante e firme em seu ministério o que fazia muitos crerem.

Mas atentemos que Paulo tinha conhecimento nas Escrituras Sagradas, que assim busquemos nós também obter conhecimento, e que estejamos atentos a falsos profetas, e seguindo o exemplo dos de Beréia, onde muitos se converteram, conferindo tudo quanto ouvimos com a Bíblia, com o Evangelho de Jesus, cuja doutrina nos é passada pelos apóstolos no Novo Testamento. Somente assim pode o corpo da igreja de Cristo crescer e ficar firme.


quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Segunda viagem missionária- Paulo e Silas açoitados e presos- mas libertos pelo Poder de Deus




E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.
Atos16:23

E, vindo, lhes dirigiram súplicas; e, tirando-os para fora, lhes pediram que saíssem da cidade.
Atos16:39







Paulo e os que estavam com ele, por muitos dias se depararam com uma jovem com espirito de adivinhação:

“E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.
Atos16:16-18

Temos que tomar cuidado dom os espíritos de adivinhações, pois sim existem, e se utilizam até das Escrituras para tentar enganar o povo de Deus, fiquemos atentos, pois nem tudo é profecia ou revelação de Deus, e muitos são os aproveitadores por trás destes espíritos que buscam seus benefícios próprios, e sempre estão a mando do maligno enganador, satanás, para perturbar, confundir, aprisionar a vida dos cristãos.
Como aquele ali que talvez quisesse tirar o foco da missão de Paulo e Silas, talvez os quisessem ensoberbecidos por estarem sendo aclamados, e vaidosos de si deixassem de pregar a Palavra da Verdade de Deus, mas Paulo movido pelo Espirito Santo o repreende e expulsa.
Que estejamos sempre em comunhão com Deus, em orações, guiados pelo Espirito Santo de Deus para podermos discerni-los e repreendê-los em o Nome de Jesus.

“E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados.
E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade,
E nos expõem costumes que não nos é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos.
E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.
E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.
O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.

Atentemos a como é o agir do maligno para aprisionar a vida dos cristãos, lança injurias que se parecem verdadeiras diante dos olhares dos não cristãos. E os senhores daquela jovem vendo que perdera fonte de lucros resolvem entregar Paulo e Silas.
Os romanos eram muito dados aos castigos de açoites, e pela guarda eram executados sem dó, e assim tendo sofrido muitos açoites Paulo e Silas foram recolhidos no carcere, e presos a um tronco, no entanto estavam firmes em sua fé:

“E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.
Atos16:25-26

Atentemos que mesmo tendo sido açoitados, devendo estarem todos machucados, esfolados, e presos até os pés, justamente por pregarem o Nome do Senhor, mas mesmo assim oravam a Deus em alta voz, entoavam hinos de louvores a Deus, sendo ouvidos por todos os demais presos. Dá para imaginar tamanha adoração mesmo ao meio de tremendos sofrimentos, dá para entender tamanho testemunho de vida em Cristo Jesus? mas por Deus também eram ouvidos, e entra o Soberano com suas providências, através de um terremoto se move os alicerces do carcere, abrindo todas as portas e soltando todas as cadeias dos presos.
E nossa adoração como tem sido? Conseguimos adorar ao meio de tribulações? O fazemos de todo coração em testemunho da salvação que temos em Cristo Jesus, ao ponto de subirem imediatamente aos céus? Entendamos que o inimigo quer nos ver assim acorrentados, aprisionados, machucados, sem forças, mas a solução para livramento está bem clara, através da adoração verdadeira, pois esta liberdade temos em Cristo Jesus.
Enquanto que os que não creem chegam a querer tirar suas vidas:

“E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido.
Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.
E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.
E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa.
E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.
E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa.
Atos16:27-34

Atentemos bem que o carcereiro que a principio quis tirar sua vida, pois a teria em risco se tivesse deixando eles escaparem, logo vê o testemunho e o Poder de Deus, e busca por livramento, e olha que maravilha lhe é declarada:
Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.”
Pois sim quando cremos no Senhor Jesus, Ele move os céus para que nossos entes queridos venham a crer também.
Mas temos que crer verdadeiramente, não apenas emocionalmente de momento, portanto necessário o conhecimento da Palavra da Verdade de Deus, como aquele carcereiro e sua casa tiveram através de Paulo e Silas naquela noite. Atentemos ainda que nos é necessário também atitudes de fé, boas obras, e aquele carcereiro as pratica cuidando dos vergões dos açoites em Paulo e Silas e os fortalecendo dando-lhes comida. O mover do Espirito Santo ali fora tremendo, que todos creram e foram batizados.
Agora atentemos o que nos faz o Espirito Santo, nos tira todo medo, todo o desejo de pormos fim as nossas vidas, toda a angustia, a tristeza e nos enche de alegria na Presença do Senhor, assim como fizera aquele carcereiro que se alegrou com toda sua casa.

Atentemos ainda na atitude que toma Paulo e Silas voltando a prisão, podiam ter fugido pois já soltos, mas sem temerem voltam para poupar a vida ao carcereiro e confiantes que teriam as suas poupadas também.

“E, sendo já dia, os magistrados mandaram quadrilheiros, dizendo: Soltai aqueles homens.
E o carcereiro anunciou a Paulo estas palavras, dizendo: Os magistrados mandaram que vos soltasse; agora, pois, saí e ide em paz.
Mas Paulo replicou: Açoitaram-nos publicamente e, sem sermos condenados, sendo homens romanos, nos lançaram na prisão, e agora encobertamente nos lançam fora? Não será assim; mas venham eles mesmos e tirem-nos para fora.
E os quadrilheiros foram dizer aos magistrados estas palavras; e eles temeram, ouvindo que eram romanos.
E, vindo, lhes dirigiram súplicas; e, tirando-os para fora, lhes pediram que saíssem da cidade.
E, saindo da prisão, entraram em casa de Lídia e, vendo os irmãos, os confortaram, e depois partiram.
Atos16:35-40

Atentemos para quão firmeza se colocam Paulo e Silas que diante de receberem a notícia que estavam livres, não se contentaram e exigiram uma explicação pessoal por parte dos mandantes, revelando aqui Paulo sua cidadania romana, bem como a de Silas, e assim lhes foram dirigidos pedidos de desculpas e colocados em liberdade, no entanto lhes é pedido também que saíssem da cidade. Mas antes de partirem retornam a casa de Lidia confortando os irmãos ali, depois continuam viagem.

Como vimos quando estamos em comunhão com Deus, focados em nossa missão, trabalhando na obra do Senhor firmes na fé, temos o discernimento dos espíritos, somos fortalecidos para passarmos por tribulações, somos consolados em nosso sofrimento, encorajados a louvar a Deus em qualquer circunstância. Somos ouvidos e nosso socorro sempre presente vem do céu, nos liberta dos aprisionamento do maligno, nos cuida e protege, nos dá alegria no lugar de angustia, nos concede sabedoria para sermos honrados em o Nome de Jesus e o Espirito Santo nos direciona e guia.


terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Segunda viagem missionária

E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.

E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.
Atos16:10






Estando Paulo e Barnabé em Antioquia, capital da Síria, Paulo decide viajar novamente pelas cidades onde estiveram antes,  confirmando as igrejas que por lá foram formadas.

“E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.
E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos.
Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.
E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.
E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus.
E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas.
Atos15:36-41

Atentemos que os que são chamados para missões, são primeiramente evangelistas, assim como eram Paulo e Barnabé que ensinavam o evangelho aos de Antioquia, e fariam nova viagem para também consolidar as igrejas que formaram em sua primeira viagem missionária.
Vejamos Paulo e Barnabé de desentendem por causa de quem levarem consigo em viagem, e tamanha foi a contenda que se separaram, Enquanto Paulo foi para Siria e Cilicia,  Barnabé fora para Chipre, levando Barnabé a João Marcos e Paulo a Silas.

Paulo chega a Derbe e Listra, e encontra-se com Timóteo:

“E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego;
Do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio.
Paulo quis que este fosse com ele; e tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego.

Temos aqui uma questão que é bem polêmica, o por que Paulo circuncidou Timóteo se era tão veemente contra a circuncisão dos gentios? Bem na verdade a resposta está no texto como sendo por causa dos próprios judeus que viam Timóteo como meio judeu meio gentio, por ser filho de uma judia e de um grego, mas tinha sido ensinado nos costumes judeus pela mãe, mas não circuncidado pelo pai, para que passasse a ser considerando então como judeu circunciso. Não o fizera como uma causa de ser colocada como necessária para salvação como haviam os judeus julgados erroneamente antes ( Atos 15:1), fora um mero expediente que Paulo tivera para que Timóteo fosse separado para viajar com ele, sendo que havia judeus circuncisos ali que o poderia acompanhar, e fora tão somente por causa dos judeus dali e dos que por onde fosse chegar em sua viagem.
No entanto veremos em Galatas 2:3 que Paulo não constrange a Tito para se circuncidar, mas ele, Tito, era totalmente gentio, assim em nada seguidor da antiga lei.

E pelo próprio Paulo em outra ocasião foi dito:
“E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 1 Coríntios 9:20,21
Paulo usava o principio da prudência e da conciliação de tal modo que muitos cristãos não entende, mas na verdade não se contradiz, vejamos no caso da circuncisão deixou bem claro que não necessária para salvação, no entanto para que Timóteo fosse considerado judeu o fez e não por causa de ser cristão, lembremos que para nação de Israel era lei ser circuncidado, uma lei nacional, na qual Paulo não queria criar revoltas, contendas, como ir contra os códigos de uma lei nacional terrena apenas; no caso de Tito que totalmente gentio não lhe fora imputado.

E assim seguiram viagem Paulo, Silas e Timóteo.

“E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém.
De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número.
Atos16:4-5

E por onde passavam entregavam aqueles decretos estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém, para que toda a igreja fosse como um único corpo, e firmadas tão somente pela fé, no que cresciam a cada dia, sempre movidos pelo Espirito Santo de Deus.

E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.
E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu.
E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade.
E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos.
E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.
Atos16:6-10

Atentemos que eram guiados pelo Espirito do Senhor, e que de tudo confirma a quem lhe dá ouvidos, e assim Paulo teve uma visão para ir aos de Macedônia anunciar o evangelho das Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus, no que prontamente obedecem.

“E, navegando de Trôade, fomos correndo em caminho direito para a Samotrácia e, no dia seguinte, para Neápolis;
E dali para Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedônia, e é uma colônia; e estivemos alguns dias nesta cidade.
E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.
E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.
Atos16:11-15

Atentemos ao que era o pedido de ajuda que Paulo tivera em visão, pois mesmo que sendo religiosos, não conheciam a Verdade de Deus, como no exemplo citado de Lidia, gentia, mas que servia a Deus, no entanto não tinha ainda a salvação em Cristo Jesus, e fora ouvindo Paulo atentamente que se converteu e fora batizada com toda sua casa. E era Lidia muito hospitaleira e convidou a Paulo e sua comissão de estarem em sua casa, e posteriormente pela igreja faria ofertas a Paulo em seu ministério.


E nós como evangelistas estamos atentos ao mover do Espirito Santo, estamos tendo a visão dos que estão pedindo ajuda, que necessitam de uma verdadeira conversão? É nossa parte em missões que levemos a Verdade aos que mesmo dizendo servir a Deus não a conhecem, que ainda não lhes foi anunciado as Boas Novas da Salvação tão somente  em Cristo Jesus. 

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Uma nova aliança pela Graça de Deus


Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,
Atos15:24

Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.
Atos15:28,29






E tendo os apóstolos e anciãos da igreja se reunido para resolverem a questão da circuncisão dos gentios convertidos, despedem Paulo e Barnabé enviando com eles Judas e Silas com uma carta que revela o parecer deles.

“Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos.
E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde.
Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,
Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,
Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.
Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.
Atos15:22-29

Atentemos ao cuidado que tinham com o corpo da igreja que não apenas mandam o parecer com Paulo e Barnabé, mas lhes escreve uma carta, e ainda envia mais dois irmãos, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.
Atentemos que movidos pelo Espirito Santo tomam esta decisão de não impor mais encargos aos gentios convertidos, além de se absterem da contaminação dos ídolos ( Êxodo 34:15-17), das relações sexuais ilícitas ( Levíticos 18:6-23) e da carne de animais sufocados e do sangue ( Levíticos 17:10-16), que necessário eram observar.
Atentemos muito bem, nada mais além do sangue de Jesus para nossa purificação, justificação, nada mais de sinal na carne para guardamos a aliança, pois a Nova e Eterna Aliança é no sangue de Jesus, tudo tão somente pela Maravilhosa Graça de Deus sobre nossas vidas, só temos que nos render, aceitarmos tão esplendida salvação, e sim diante disto buscarmos a santificação a cada dia em Cristo Jesus, observando e colocando em pratica seu evangelho em nosso dia a dia, com um viver então de caráter renovado na Nova Aliança. 

“Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta.
E, quando a leram, alegraram-se pela exortação.
Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras.
E, detendo-se ali algum tempo, os irmãos os deixaram voltar em paz para os apóstolos;
Mas pareceu bem a Silas ficar ali.
E Paulo e Barnabé ficaram em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor.
Atos15:30-35


Podemos ver nestas postagens de ontem e de hoje que a lei de Moisés, bem como todos os rituais a ela vinculados, já não mais teriam que ser cumpridos para purificação, para manter a Presença de Deus com o povo, no entanto fica claro que sim existem ordenares, mandamentos de Deus que devemos observar para que vivamos bem, e em primeiro lugar o primeiro e grande mandamento de Amar a Deus sobre todas as coisas, de toda alma de todo coração e entendimento, assim se cumprido não existirá espaço para outro tipo de culto e adoração portanto abstermos da contaminação dos ídolos; cuidarmos de nosso templo pessoal que é habitação do Espirito Santo de Deus,  abstendo-nos  das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue, oferecidos a deuses estranhos, pactos de sangue com o maligno.

“Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
Êxodo 20:3-6
Para que não faças aliança com os moradores da terra, e quando eles se prostituírem após os seus deuses, ou sacrificarem aos seus deuses, tu, como convidado deles, comas também dos seus sacrifícios,
E tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas, prostituindo-se com os seus deuses, façam que também teus filhos se prostituam com os seus deuses.
Não te farás deuses de fundição.
Êxodo 34:15-17

Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para descobrir a sua nudez. Eu sou o Senhor.
Levítico 18:6
Portanto guardareis o meu mandamento, não fazendo nenhuma das práticas abomináveis que se fizeram antes de vós, e não vos contamineis com elas. Eu sou o Senhor vosso Deus.
Levítico18:30

E nunca mais oferecerão os seus sacrifícios aos demônios, após os quais eles se prostituem; isto ser-lhes-á por estatuto perpétuo nas suas gerações.
Levítico 17:7
E qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma porei a minha face, e a extirparei do seu povo.
Levítico 17:10
Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.
Levítico17:11(…) 16

Lembremos que o sacrifício de Jesus é o único aceitável a Deus, e já foi consumado, e  é eficaz para sempre, é o que nos foi dado para purificação, para salvação, tendo Jesus ressuscitado e Vivo reina sobre nossas vidas.  

Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;
Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio;
De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
Hebreus 9:24-26


Entendamos tão somente pela Graça de Deus, tudo já feito, não nos é necessário fazer mais nada para salvação, esta tão somente em Cristo Jesus, mas sejamos conscientes que se aceitamos tão maravilhosa Graça, se aceitamos verdadeiramente Jesus por nosso Salvador, é óbvio que teremos então que observar seu evangelho que deve ser colocado em prática. Sim cumprirmos com seus mandares, não por sacrifício ou obrigação, mas fazermos por amor, por agradecimento a tudo que já fora feito por nós, não para acharmos então que estamos sendo dignos por nós mesmo de salvação, pois entendamos muito bem: salvação tão somente no sangue de Jesus derramado na cruz do calvário, a Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco. 
“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.