Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 31 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -59- Sermão do Monte- Amor ao próximo


Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Mateus 5:44

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Mateus 22:39






Ainda no monte Jesus continua seu discurso, falando do amor ao próximo, leiamos com muita atenção:

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Mateus 5:43-48

Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:18

Aquele povo já viviam com uma lei e mandamentos deturpados, e já não observavam na sua essência o que lhes diziam, pois não deviam ter inimigos mas sim amar ao próximo como a si mesmo, mas ainda assim eles tinham os que odiavam, mas atentemos muito bem ao que Jesus ordena que devemos amar até os inimigos, e entendamos bem amar como a nós mesmos assim como Jesus nos ama, e assim termos misericórdia e compaixão destes e por eles orar para serem salvos, e somente fazendo assim é que seremos então filhos de Deus. Pois que recompensa teremos se amarmos só os que nos amam, falarmos somente com aqueles que queremos bem, isto até os incrédulos fazem entre si, mas nós que estamos vivendo em uma Nova Aliança com Deus, temos que seguir o exemplo de Jesus quando homem, temos que a Ele darmos ouvidos colocando em prática de viver seus ensinamentos e ordenares.

E atentemos muito bem que amar o próximo nos é por mandamento assim como o amar a Deus, e destes dois mandamentos que depende toda a lei e os profetas, ou seja cumpre-se, encerra-se, a lei antiga com a lei do amor.


Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22:36-40

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
Romanos 13:8-10

Pois sim em Jesus nos é tirado o jugo da lei, Nele temos liberdade, mas atentemos muito bem que se estamos Nele temos que amar ao próximo como a nós mesmos, assim como Ele nos ama, somente assim cumpriremos a lei como Ele a cumpriu por nós, em amor.
Que estejamos muito atentos neste mandamento, pois depende disto para estarmos seguindo o Caminho à Deus, caso contrario nos consumiremos aqui na terra mesmo.


Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.
Gálatas 5:13-15

Já feitas outras anotações sobre a lei do amor ao próximo, sugiro que leiam, fazendo parte desta reflexão de hoje, está em:

E Jesus continua seu sermão nos orientando a viver na justiça de Deus e não dos homens, e de como devemos então dar esmolas, prestemos muita atenção na leitura de seu discurso:

Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;
Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.
Mateus 6:1-4

Pois sim quando damos nossas ofertas, esmolas, não é para que sejamos engrandecidos perante os homens, mas sim movidos pela lei do amor e nisto fique em secreto, no que Deus nos recompensará.

Foram feitas algumas anotações com citações e referencias sobre estas boas obras em amor, sugiro que leia e que fique como parte desta reflexão de hoje, está em :


Atentemos que de nosso amor ao próximo é Deus quem sabe e nos conhece, e Dele que nos vem este amor não provem de nós mesmos com nossa natureza humana meramente, mas sim estando em Aliança com Deus.
É Deus quem nos mostra primeiramente o Amor vindo Dele, e já fizera a maior declaração de Amor jamais vista na terra, nos enviou seu Filho Amado, saído de Si mesmo, e que fora sacrificado na cruz por amor a mim e a você, o maior “Eu te amo” que poderíamos ouvir

O Apostolo Paulo, movido pelo Espirito Santo, nos fala o que é o amor, e que sem ele nada somos, nada o que fizermos sem amor tem valor; que é o amor que temos estando no Caminho, que é Jesus, na Nova Aliança com Deus. . Leia o capítulo todo de 1 Coríntios 13



Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
1 Coríntios 13:1
(…)
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
1 Coríntios 13:3
(...)

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
1 Coríntios 13:13

sexta-feira, 30 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -58 – Sermão do Monte- juramentos e vinganças


Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
Mateus 5:34-36

Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;
Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.
Lucas 6:27,28







Jesus continua o sermão no monte falando sobre os juramentos, pois aquele povo tinha muito este costume, só que já de forma deturpada como podemos ver em outra ocasião que Jesus lhes fala em Mateus 23:16:22. Atentemos que Jesus diz para que não se jures pelo céu, nem pela terra, nem por Jerusalém, nem pela própria cabeça, que devemos ter um falar firme se sim, sim, se não, não, pois não há meios termos em Deus não há dúvidas, são coisas que procedem do maligno.

Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.
Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
Mateus 5:33-37

Devemos ter muito cuidado para não usar o nome de Deus em vão, para não se dar falso testemunho, juramento, pois Deus é Santo, só Ele é Senhor, e se com Ele fizermos algum voto ou juramento deve ser cumprido a risca, da forma como proferido deve ser efetuado, pois caso contrário estaremos em pecado, e isto Deus vai requere de nós.
Atentemos muito bem que voto, juramento, fazemos de livre e espontânea vontade, não há obrigatoriedade disto em nenhuma situação, portanto se o fizermos acarretamos sobre nós as consequências do não cumprir, de o fazer falsamente.
Deus é Senhor de tudo quanto há, inclusive de nós mesmos, então como podemos nós jurar por coisas santas pelo que não temos autoria? Melhor é que tenhamos temor a Palavra de Deus, que sejamos humildes diante de Deus, pois assim nos ouvirá e nos honrará ainda aqui na terra.

Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:12

Quando um homem fizer voto ao Senhor, ou fizer juramento, ligando a sua alma com obrigação, não violará a sua palavra: segundo tudo o que saiu da sua boca, fará.
Números 30:2

Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado.
Porém, abstendo-te de votar, não haverá pecado em ti.
O que saiu dos teus lábios guardarás, e cumprirás, tal como voluntariamente votaste ao Senhor teu Deus, declarando-o pela tua boca.
Deuteronômio 23:21-23

Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?
Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o Senhor; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.
Isaías 66:1,2

E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele.
Mateus 23:22

Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.
Tiago 5:12

Jesus não proíbe de jurarmos ou fazermos votos, mas nos alerta do quão isto é sério, e nos instrui a então não fazê-los, como já consta das Escrituras do Velho Testamento, mas se por nosso falar acabamos por proferi-los devemos ser firmes no que falamos, e a tudo cumprir de acordo com nosso próprio falar.

Já foram feitas algumas anotações com outras citações e referencias sobre votos e juramentos, que bom ser lido e ficar como reflexão no que estamos vendo hoje, estão em :


E Jesus continua seu discurso falando agora sobre a vingança que o homem sempre tem o desejo de realizar para fazer justiça por si mesmo, mas atentemos muito bem ao que Jesus nos ensina:

Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
Mateus 5:38-42

Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;
Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.
Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;
E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.
E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.
Lucas 6:27-31


Duras palavras não é mesmo? Prestou bastante atenção no que Jesus ensina? Leia novamente meditando em seu mandar….
Mas atentemos muito bem que Jesus aboliu toda a lei com relação a vinganças, pois como já está na Palavra de Deus a vingança pertence a Deus, é Ele quem nos fará justiça, à Ele que pertence a ira da injustiça; não podemos querer pagar mal com mal, pelo contrário devemos agir com amor ao opressor, atentemos muito bem que Jesus ordena que amemos nossos inimigos, que devemos fazer o bem a quem nos quer mal, e ainda abençoá-los e orar por eles,

Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder, se apressam a chegar.
Porque o Senhor fará justiça ao seu povo, e se compadecerá de seus servos; quando vir que o poder deles se foi, e não há preso nem desamparado.
Deuteronômio 32:35,36

Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber;
Porque assim lhe amontoarás brasas sobre a cabeça; e o Senhor to retribuirá.
Provérbios 25:21,22

A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Romanos 12:17-21

Foram feitas algumas anotações quanto as vinganças, sugiro que leias, está em :


Estamos vendo que sim o jugo de Jesus é leve e suave para nosso efetuar, pois coube a Ele cumprir toda a a lei por nós, e a Ele cabe a vingança sobre os malfeitores, no entanto o Evangelho de Jesus, o Novo Testamento nos trás coisas difíceis demais para nosso próprio ego, para nossa vontade meramente carnal, para nossos ímpetos humanos; e ai entra a Graça Salvadora de Deus, pois por nós mesmos não somos capazes, mas Jesus fora o Sacrifício que nos trouxe a paz remindo nossos pecados, perdoando-nos, purificando-nos para estar na Presença de Deus, e ainda nos enviando o Próprio Espirito Santo para em nós habitar e nos ser por Consolador, ajudador, nos guiando nesta caminhada.
Então significa que podemos pecar? De forma alguma! Pois como filhos de Deus, seguindo o Evangelho de Jesus, buscaremos a santificação assim como Ele é Santo, mas se ainda assim pecarmos temos Jesus por nosso advogado perante o Pai para nos justificar, mas estejamos conscientes de que em breve, muito breve Ele voltará, e não mais como advogado mas como justo juiz, portanto que busquemos constantemente purificados no sangue de Jesus e não pecarmos mais.


Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;
O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;
Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;
Colossenses 1:12-14
(…)
E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou
No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis,
Colossenses 1:20-22


E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
Efésios 5:2

Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
1 João 1:7
(…)
Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
1 João 1:10

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
1 João 2:1
(…)

E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
1 João 2:17

quinta-feira, 29 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -57 – Sermão do Monte –a justiça de Deus- o suicídio e o adultério


Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Mateus 5:21,22

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Mateus 5:27,28








E Jesus continua o sermão no monte falando sobre a lei que tinham que cumprir, que Ele não viera para destruir esta lei ou os profetas, não veio para anular a lei, mas que iria cumprir a lei, e que tudo seria cumprido por Ele, cumpriria, e cumpriu, o que o homem não podia mais cumprir, e que ensinaria os mandamentos dentro da justiça de Deus, e nesta justiça tinham os discípulos de exceder ao que ensinava os escribas e fariseus, estudiosos da lei mas que já tinha deturpado de acordo com seus próprios interesses. E na justiça de Deus tinham que viver os discípulos senão não entrariam no reino dos céus, palavra que nos é direcionada até os dias de hoje, e sendo a justiça de Deus eterna.
E temos que ter prazer em seus mandamentos, aprender a Verdade em Jesus, e seguir neste Caminho. Pois aquele povo na época de Jesus podiam até ter zelo no que faziam a Deus, no entanto já sem entendimento vindo de Deus já não mais dentro da justiça de Deus; mas Jesus cumpriria, e cumpriu, toda a lei em sua justiça, pondo fim ao jugo, sem a justiça de Deus, que esta trazia ao povo daquela época , mas pela Graça e Justiça de Deus nos veio a Salvação em Cristo Jesus.


Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
Mateus 5:17-20


A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.
Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer.
A justiça dos teus testemunhos é eterna; dá-me inteligência, e viverei.
Salmos 119:142-144

Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento.
Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.
Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
Romanos 10:2-4

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
Romanos 5:12
(…)
Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
Romanos 5:21

Temos diversas referencias e citações quanto a justiça de Deus mencionadas em anotações feitas neste blog, se quiseres por elas navegar basta colocar ali na lateral ‘pesquisar neste blog’ a busca por ‘ justiça de Deus’ .

Então ali no monte Jesus continua o sermão completando com a justiça de Deus o que lhes fora dito nos mandamentos e na lei, prestemos muita atenção no texto a seguir, que por si se explica, do quão não é só a letra das Escrituras, mas todo o entendimento e justiça vindas de Deus, mostrando-lhes o lado espiritual que tem que ser observado,

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.
Mateus 5:21-26

Atentemos que o homicídio não é somente o ato de matar o corpo em si, mas o que as palavras no momento de cólera também podem destruir; inclusive o que as consequências de ira podem afetar o relacionamento do homem com Deus, que até suas ofertas não são bem aceitas por Deus quando estiver com situações a perdoar ou ser perdoado pelo próximo. Atentemos que temos que nos conciliar com o próximo enquanto estamos junto dele para não sermos encerrados na prisão. E assim temos também que nos conciliar com Deus enquanto estamos com esta vida, pois senão o acusador satanás nos requererá, e de suas guaras não mais poderemos sair pois o salário do pecado é a morte, razão pela qual devemos estar em Jesus, única forma de nos reconciliarmos com Deus, e que nos é por vida eterna.

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 6:23

Quanto ao não matar já foram feitas algumas anotações que ficam aqui fazendo parte, estão em: https://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/06/versiculos-do-dia-nao-mataras.html


E continuemos a prestar muita atenção ao discurso de Jesus:

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
Mateus 5:27-32

Atentemos que não apenas o ato em si se considera adultério, mas só o fato de um homem olhar para uma mulher, ou vice versa, com intenção impura em seu coração já adulterou com ela.
Atentemos que nossos próprios pensamentos impuros já nos faz adulterar, quer seja uma relação ou um documento de compromisso, e assim acabamos também adulterando com relação as coisas de Deus, com nossa adoração que deve ser somente a Ele, temos que estar sempre muito atentos, pois vejamos o quão isto nos acarreta a perda da vida eterna, ao ponto de Jesus dizer que se o olho ou mão nos escandalizar devemos arrancá-los e jogar longe, que melhor é que se perca um membro do corpo do que ele todo ser lançado no inferno, atentemos bem tudo o que pode causar escândalos deve ser cortado pela raiz para que não sejamos condenados ao inferno.
E vejamos que no caso do homem, mulher , no passado que repudiava seu cônjuge lhe deveria dar carta de divórcio, no entanto Jesus ensina que não é assim não, que somente em caso de traição, de relações sexuais ilícitas., que cabe o divórcio, caso contrário o que for repudiado se estiver com outro estará sendo adúltero, bem como aquele com quem se casar.

Também sobre o adultério temos anotações que ficam fazendo parte desta reflexão de hoje, estão em: https://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/06/versiculos-do-dia-nao-adulteraras.html


Estamos vendo que Jesus em seu Evangelho nos vem acrescer o lado espiritual ao nosso modo de viver, aos mandamentos que devem ser observados de acordo com a justiça de Deus, que conhece nossos pensamentos e intenções do coração.
Devemos criar o habito de ler diariamente as Escrituras Sagradas, o Evangelho e Novo Testamento, pois contem a Palavra de Deus que se renova a cada leitura, que nos é revelada pelo Espirito Santo, que nos guia no Caminho da Nova Aliança de Deus para conosco.


Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
Hebreus 4:12,13
“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.