Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 15 de julho de 2017

Versículos do dia: A tradição e o que contamina o homem


Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão. Mateus15:2


Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem.
Marcos7:15






Os escribas e fariseus andavam atrás de Jesus tentando pegar-lhe em desacordo com a lei para prendê-lo, e até nas tradições de costumes ficavam indagando-lhe sobre o não cumprimento por parte dos discípulos de Jesus, pelo fato de não lavarem as mãos antes de comer. Mas Jesus os exortava que transgrediam eles os mandamentos de Deus por causa de meras tradições, deixando até de honrar pai e mãe, anulando o mandamento de Deus, e tantas outras coisas semelhantes a estas apenas por doutrina de homens.
Jesus os chamava de hipócritas e lembrava que bem profetizado fora por Isaias a respeito deles, que se diziam aproximar-se de Deus com a boca mas seus corações estavam longe Dele, com doutrinas criadas pelos homens.

“Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:
Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.
Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?
Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.
Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe,
E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.
Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. Mateus-15:1-9

E como será que Jesus chama hoje multidões que dizem adorar a Deus mas apenas de boca, com coração muito distante disto, sem amor ao próximo, sem dar testemunho de vida cristã, com doutrinas que se afastam cada vez mais de Deus, e destas também dentro das igrejas, por lideranças que até fazem discurso bonitos usando o Nome de Jesus mas com coração pensando em proveitos terrenos. Mas pelo profeta também foi proferido que Deus é o mesmo Deus bom que continua a todos dando o sol e a chuva, que iria fazer um assombro onde a sabedoria do homem pereceria ficando o entendimento até dos prudentes escondidos.

“Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;
Portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio deste povo, uma obra maravilhosa e um assombro; porque a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus prudentes se esconderá.
Isaías29:13,14

“Quanto a ti, ó filho do homem, os filhos do teu povo falam de ti junto às paredes e nas portas das casas; e fala um com o outro, cada um a seu irmão, dizendo: Vinde, peço-vos, e ouvi qual seja a palavra que procede do Senhor.
E eles vêm a ti, como o povo costumava vir, e se assentam diante de ti, como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza.
E eis que tu és para eles como uma canção de amores, de quem tem voz suave, e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra.
Mas, quando vier isto (eis que está para vir), então saberão que houve no meio deles um profeta.
Ezequiel33:30-33

Pois bem o povo de Deus não davam ouvidos as profecias, até delas ouviam mas não obedeciam, continuando em seus preceitos meramente humanos, se afastando cada vez mais de Deus.
E justamente por isto Deus envia seu próprio Filho, se fazendo carne para salvar o homem, para ser Luz no mundo, a Maravilhosa Graça que nos concedeu em suas misericórdias e Amor. Mas mesmo assim o povo continuava nas trevas,  principalmente os escribas e fariseus, os doutores e sábios na lei. Mesmo tendo diversas profecias sobre a vinda do Messias, não reconheciam Jesus, não davam ouvidos as suas palavras, se firmando cada vez mais em doutrinas de homens.
Foi cumprida a profecia, Jesus veio ao mundo para salvar o homem.
Hoje não está diferente, mesmo tendo vindo Jesus, ensinado sobre o reino dos Céus, mesmo tendo sido sacrificado na cruz, mesmo tendo ressuscitado e ter sido glorificado, mesmo estando Vivo entre nós com a Presença do Espirito Santo, quantos são que não o recebem por Único e Suficiente Salvador, ficando presos em doutrinas meramente humanas.
Até por muitos é glorificado a Deus em o nome de Jesus, mas tudo apenas da boca pra fora, tendo corações endurecidos, juntando a igrejas outros nomes, preceitos, doutrinas, rituais todos produzidos pelo próprio homem, que não enxergam que Deus enviou Jesus justamente porque não se agradava de nenhum ritual feito pelo homem, mesmo os para cumprir a lei eram distorcidos e feitos por conveniências afastando cada vez mais o homem de Deus, que em suas misericórdias nos concede de Sua Maravilhosa Graça, e mesmo assim são muitos que não a recebem.


Jesus nos ensina que o que contamina o homem não é o que ele come e como come. Mas sim o que sai da boca deste, o que ele diz vindo do coração. Dizendo que os se escandalizam de suas palavras são os que estão nas trevas do mundo, e todo aquele que não for de Deus será arrancado como uma planta, bem como os que derem ouvidos a tais, pois como pode um cego guiar outro cego?

“E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei:
O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?
Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada.
Deixai-os; são cegos condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. Mateus15:10-14 


Os discípulos ainda sem entenderem Jesus lhes pede explicações e estas são bem claras, Jesus explica bem claramente, vejamos como nos relata Mateus e Marcos:

“E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola.
Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender?
Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora?
Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.
Mateus15:15-20

“Depois, quando deixou a multidão, e entrou em casa, os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola.
E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar,
Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas?
E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem.
Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios,
Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.
Marcos7:1-23

Atentemos que Jesus dá por puras todas as comidas, mas existem até hoje igrejas que por tradição tem por impuro certas comidas.
Dizendo Jesus que o que procede de dentro do homem, por palavras de seu coração impuro, é o que contamina o homem.
De onde surgem cada vez mais a violência que estamos presenciando, e também  doutrinas criadas pelo coração do próprio homem, com seus próprios propósitos, se fastando e afastando quem os dá ouvidos do Caminho de Deus.
Por isso que estejamos sempre atentos ao que nos diz Jesus, que é a Palavra Viva de Deus, o próprio Caminho, a Verdade e a Vida.
Que guardemos nosso coração em Jesus, para que nossos lábios sejam puros.
Que de tudo que ouvimos e vemos antes estejamos conferindo nas Escrituras sagradas se devem ser guardadas em nosso coração, se não procede de doutrina de homem apenas.
Pois nossa confiança deve estar toda arraigada em Jesus, Único que pode nos garantir pureza no coração, pois nós mesmos não temos controle de nosso próprio coração. Portanto de suma importância estarmos lendo a Bíblia e do evangelho genuíno estarmos buscando, pois somente assim que procederá boas coisas de nossa boca vindo de um coração quebrantado a Deus.


“Inclina o teu ouvido e ouve as palavras dos sábios, e aplica o teu coração ao meu conhecimento.
Porque te será agradável se as guardares no teu íntimo, se aplicares todas elas aos teus lábios.
Para que a tua confiança esteja no Senhor, faço-te sabê-las hoje, a ti mesmo.
Porventura não te escrevi excelentes coisas, acerca de todo conselho e conhecimento,
Para fazer-te saber a certeza das palavras da verdade, e assim possas responder palavras de verdade aos que te consultarem?
Provérbios22:17-21
“Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.
Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração.
Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.
Provérbios4:20-24

Que estejamos com o coração sempre quebrantado a Deus, lembrando que é somente em Cristo Jesus que o temos purificado. Que não nos enganemos a nós mesmos com nosso coração sem estar preenchido por Jesus. E que não nos deixemos enganar por vãs doutrinas segundo tradição do homem.

“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
1Pedro 1:18,19


“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
Colossenses2:8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.