Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Versículos do dia: O rico e Lázaro


Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
Lucas16:19,20


Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
Lucas16:25








Jesus certa ocasião conta uma história para ensinar a seus discípulos, e principalmente aos fariseus que estavam ali zombando de Jesus pela parábola anterior que falava do mal de se amar ao dinheiro, de não ser possível amar a dois senhores, atentemos que Jesus vai usar uma linguagem que os fariseus tinham, que eram suas tradições de acordo com seus corações e não segundo as Escrituras já distorcidas por eles, mas Jesus lhes fala de modo que viessem a entender sobre os galardões na terra e no céu.

“Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
Atentemos que Jesus está apenas ensinando e não relatando um fato real, aquele rico era vaidoso e fazia uso de sua riqueza para se sentir seguro e lindo, vivia pelo prazer de seus bens esplendidamente todos os dias; o que eram geralmente os ricos, e naquela época ainda achavam ser mais puros e assim  abençoados por Deus e salvos, e tinham este parecer os fariseus de si mesmos. Por isso Jesus ensinando a estes sobre riquezas que afastam o homem de Deus.
Enquanto isso à sua porta vivia um mendigo, Lazaro, cheio de feridas, e que humildemente ficava esperando se alimentar com as migalhas que caiam da mesa do rico, como um cão, aliás os quais lambiam suas feridas. Pois assim achavam aqueles daquela época serem os pobres pecadores  desprezados por Deus, e assim eles, os fariseus, os desprezavam.
Mas Jesus ensinava que não importava os galardões nesta terra mas sim a vida no por vir.

Vindo aquele mendigo morrer foi levado pelos anjos ao ceio de Abraão nos céus. E morrendo também o rico que foi para o inferno. Atentemos aqui que isto que Jesus diz era como os fariseus pensavam em suas tradições distorcidas das escrituras, pois depois da morte todos aguardarão a ressurreição para julgamento.
Atentemos que Jesus está colocando a história como se fosse mais uma parábola para ensinar então aos fariseus, usando então de suas crenças que por eles mesmo distorcidas das Escrituras. Alguns até dizem ser um fato real pela razão de Jesus dado nome ao pobre, o que não costumava fazer em suas parábolas. Bem se fato real ou parábola o texto não deixa claro, eu particularmente creio que Jesus dera nome ao pobre porque sim conhece a cada um dos seus, conhece até as intenções dos corações, mas os que são filhos de Deus são chamados individualmente por seus próprios nomes, e como iria dizer que aquele tinha ganho o reino do céu já lhe dera nome. .
Não que seja literalmente ocorrida, mas faz referência que que sim existe tanto o céu como o inferno, ao contrário do que muitos hoje em dia dizem não existir inferno nenhum, e sim que tormento é aquele lugar, que o rico rogava pela ponta de dedos molhados para refrescar sua língua, não que seja este corpo sendo queimado, mas que estava sim a padecer nas chamas, sim o inferno arde em chamas! Senão Jesus não teria feito esta referência.

Atentemos que nada lhe adiantou ao rico ajuntar riquezas na terra, ter do bom e do melhor, ser vaidoso, creio que avarento, pois fora para o inferno, tendo então um viver dissoluto, confiando em seus bens não amando aos preceitos de Deus. Atentemos que já era tarde para se humilhar, pois sim uma figuração que se humilhava pedindo que o mendigo lhe fosse refrescar a língua, mas de nada adiantava mais, era atormentado.
Atentemos que faz referência ao rico estar vendo Lazaro no céu, e não de que Lazaro estivesse vendo o sofrimento do rico no inferno, não que signifique que há comunicação entre céu e inferno, mas demonstra o desespero do rico querendo ser salvo daquele sofrimento, e que depois da morte nada mais pode ser feito. Como sabemos todos ficarão aguardando inconscientes o dia do juizo final, mas Jesus já estava se referindo ao depois da condenação.
Jesus está ensinando que sim o rico teve seus galardões somente em terra sem se preocupar em ter riqueza no céu.
Enquanto isso vejamos que Lazaro, o mendigo, que vivia a miséria na terra, estava ali no céu sendo consolado e atendido, pois em terra não era um revoltado, mas aguardava humildemente pelas migalhas do rico, vivia com os cachorros, sendo desprezado pelo rico.
Atentemos ainda como Jesus continua com o relato:

E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.
Lucas16:26-31

Atentemos bem que é agora nesta vida que conquistamos o céu ou merecemos o inferno, porque depois da morte carnal, nada mais será feito pelo espiritual, pela vida eterna, que já sentenciada de acordo com este viver, porque entre céu e inferno há um abismo que ninguém pode passar, já não tem mais como fazer algo para no inferno ainda angariar o céu.
E ainda mais, depois da morte não podemos fazer mais nada por alguém ainda nesta vida, não há mais nem como interceder por elas.
Atentemos muito bem que os que aqui estão tem a disposição a Palavra de Deus, tinham aqueles na época a Moises e os profetas, hoje temos a Jesus que é a Verdade de Deus nos sendo discernido pelo próprio Espirito Santo de Deus. Não vem mortos como ressuscitados para nos dizer algo sobre céu ou inferno, temos aqui a nossa disposição esta Verdade, e não será testemunho de mortos que nos a farão discernir, mas sim o Espirito Santo de Deus. E só mediante arrependimento consciente aqui que teremos então a salvação.

Aqui Jesus coloca a vida de um rico e um mendigo para ensinar, pois como já dito na Palavra o dinheiro é a raiz de todos os males, o amor ao dinheiro afasta o homem de Deus, mas nesta comparação quem se acha 'um rico' nesta terra também é aquele que confia em si mesmo, em sua própria força, em suas próprias obras, um vaidoso, um orgulhoso, que acha que por si só pode se purificar e terá salvação, por isso se preocupa com o viver terreno acima de tudo, querendo ter honras e glórias terrenas, esquecendo-se dos preceitos de Deus, em buscar um tesouro no céu. E 'um pobre' é aquele humilde, um pobre de espirito próprio, sem soberba, que reconhece ser carecedor do Espirito de Deus para ter vida eterna, que se arrepende e aceita a Jesus como Único e Suficiente Salvador, independentemente de ter bens terrenos ou não, seja qual for a situação, a circunstância de vida que tem reconhece Deus como Deus sobre sua mera vida terrena. Um Deus de Amor, mas nosso Senhor, Remidor e Salvador.

Pois sim, só dois destinos para o fim desta vida terrena, uma vida eterna no céu ou uma vida eterna no inferno, é morte sem Deus ou vida espiritual eterna junto ao Deus de Amor, no reino dos céus. Não há meio termo, e é nesta vida que temos que angariar pelo céu, que somente em Cristo Jesus, para não ficarmos condenados ao inferno.
Não haverá um período depois da morte carnal em que ainda poderemos ter consciência e realizar algo a favor de nós ou de outros antes do julgamento final, todos da mesma forma como morreram aguardarão o Dia do Senhor, e o que contará naquele dia é o que vivemos nesta terra, do que daremos conta cada um de si.
E Jesus severamente na linguagem dos fariseus usava para os ensinar, pois estes associavam a riqueza à santidade e a pobreza ao pecado da própria pessoa ou de seus antepassados. Mas Jesus ensina que os galardões nesta terra nada tem haver com os galardões no céu, que o material não justifica o espiritual.

E quantos hoje ainda tem esta ideia farisaica do agir de Deus, quantos são que pregam uma doutrina de prosperidade nesta terra tão somente, que não dão valor aos preceitos de Deus. Pois sim muitos acabam por ter galardões nesta terra tão somente, com luxo desnecessário, mas perdem a oportunidade de se achegarem a Deus para a salvação em Cristo Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.